Perspetiva dos Consumidores do Norte de Portugal Face à Responsabilidade Social Empresarial
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i3.13385Resumo
A prática da responsabilidade social tem vindo, particularmente nas últimas décadas, a cultivar uma sociedade mais consciente no bem comum e na sustentabilidade das gerações futuras. Assim, não é de estranhar que alguns consumidores procurem responder positivamente a ações de responsabilidade social. É objetivo deste estudo verificar se os consumidores do norte de Portugal, maiores de 18 anos, são influenciados pela responsabilidade social nos consumos realizados em três segmentos de compras: comércio a retalho, feiras e mercados e nos centros comerciais e, em que medida a responsabilidade social consegue influenciar a perceção de valor e a intenção de compra desses consumidores. Para o efeito foram aplicados 1804 questionários a consumidores pertencentes aos três grupos comerciais/empresariais citados. Os questionários foram todos validados aplicando-se uma análise fatorial. Os resultados demonstraram que: 1) os consumidores dos grupos a retalho e centros comerciais têm maior propensão para adquirirem produtos de empresas/marcas socialmente responsáveis; 2) os consumidores do grupo feiras e mercados não se mostraram tão sensíveis à questão da responsabilidade social, mas mais ao preço dos produtos e em alguns casos, diminutos, à sua qualidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.