Pesquisa Comportamental em Auditoria: Classificação de Estudos do Período de 2004 A 2015

Authors

  • Leila Chaves Cunha UNIDAVI
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda UFSC
  • Paulo Roberto da Cunha FURB

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13408

Abstract

O objetivo deste trabalho é classificar a pesquisa comportamental em auditoria, de estudos publicados em bases internacionais, do período de 2004 a 2015. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva. Os artigos são selecionados a partir de busca realizada nas bases de dados da Scopus, Science Direct e EBSCO, e foram identificados 33 artigos, no período de estudo. Os resultados demonstram que o periódico com maior número de artigos é Behavioral Research in Accounting com a maioria dos artigos publicados após o ano de 2008. Constata-se que em 63,63% dos estudos utiliza-se o experimento como método de pesquisa; quanto aos participantes da pesquisa, 63,3% dos estudos são aplicados a profissionais da auditoria e 27,27% a estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação. Em 48,5% das pesquisas a amostra tem o tamanho entre 100 e 200 respondentes. Os resultados demonstram que as pesquisas comportamentais em auditoria discutem predominantemente aspectos que afetam o julgamento do auditor, o impacto do feedback na auditoria, a influência do comportamento na detecção de fraudes, comportamento dos usuários da informação e o comportamento disfuncional do auditor.

Author Biographies

Leila Chaves Cunha, UNIDAVI

Doutoranda na Universidade Regional de Blumenau -- FURB.Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí -- Unidavi.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, UFSC

Doutor em Contabilidade pela Universitat Valencia -- UV. Professor do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina -- UFSC.

Paulo Roberto da Cunha, FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau -- FURB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Published

2017-08-02

Issue

Section

Artigos