Pesquisa Comportamental em Auditoria: Classificação de Estudos do Período de 2004 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13408Abstract
O objetivo deste trabalho é classificar a pesquisa comportamental em auditoria, de estudos publicados em bases internacionais, do período de 2004 a 2015. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva. Os artigos são selecionados a partir de busca realizada nas bases de dados da Scopus, Science Direct e EBSCO, e foram identificados 33 artigos, no período de estudo. Os resultados demonstram que o periódico com maior número de artigos é Behavioral Research in Accounting com a maioria dos artigos publicados após o ano de 2008. Constata-se que em 63,63% dos estudos utiliza-se o experimento como método de pesquisa; quanto aos participantes da pesquisa, 63,3% dos estudos são aplicados a profissionais da auditoria e 27,27% a estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação. Em 48,5% das pesquisas a amostra tem o tamanho entre 100 e 200 respondentes. Os resultados demonstram que as pesquisas comportamentais em auditoria discutem predominantemente aspectos que afetam o julgamento do auditor, o impacto do feedback na auditoria, a influência do comportamento na detecção de fraudes, comportamento dos usuários da informação e o comportamento disfuncional do auditor.Downloads
Published
2017-08-02
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.