Pesquisa Comportamental em Auditoria: Classificação de Estudos do Período de 2004 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13408Resumo
O objetivo deste trabalho é classificar a pesquisa comportamental em auditoria, de estudos publicados em bases internacionais, do período de 2004 a 2015. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva. Os artigos são selecionados a partir de busca realizada nas bases de dados da Scopus, Science Direct e EBSCO, e foram identificados 33 artigos, no período de estudo. Os resultados demonstram que o periódico com maior número de artigos é Behavioral Research in Accounting com a maioria dos artigos publicados após o ano de 2008. Constata-se que em 63,63% dos estudos utiliza-se o experimento como método de pesquisa; quanto aos participantes da pesquisa, 63,3% dos estudos são aplicados a profissionais da auditoria e 27,27% a estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação. Em 48,5% das pesquisas a amostra tem o tamanho entre 100 e 200 respondentes. Os resultados demonstram que as pesquisas comportamentais em auditoria discutem predominantemente aspectos que afetam o julgamento do auditor, o impacto do feedback na auditoria, a influência do comportamento na detecção de fraudes, comportamento dos usuários da informação e o comportamento disfuncional do auditor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.