Estudo Comparativo entre o Currículo Mundial e os Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis em IES Federais do Estado do Rio de Janeiro

Authors

  • Taynara Guimarães de Rezende FACC/UFRJ
  • Márcia da Silva Carvalho FACC/UFRJ
  • André Luiz Bufoni FACC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14167

Abstract

Com o mundo cada vez mais globalizado, é exigido da contabilidade informações compreensíveis e comparáveis entre quaisquer mercados financeiros do mundo. Esta mudança sugere que o conteúdo do ensino em contabilidade deva também convergir. A ONU/UNCTAD/ISAR, percebendo isso, desenvolveu o Currículo Mundial (CM). O objetivo geral do artigo é analisar os currículos das IES para verificar seu grau de conformidade com modelo proposto. Para tal utilizamos uma análise de conteúdo qualitativa, onde as ementas das disciplinas das grades curriculares de Ciências Contábeis da UFF, UFRJ e UFRRJ são comparadas com os conteúdos propostos pelo Currículo Mundial, com intenção de verificar quais os pontos do CM estão sendo contemplados nas ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular de cada curso. Os resultados indicam que nenhuma das Universidades analisadas está perto de alcançar o conteúdo mínimo recomendado pelo Currículo Mundial do ISAR, currículo elaborado seguindo as diretrizes do International Federation of Accountants (IFAC). O maior índice encontrado foi o da UFF com apenas 17,32% de aderência.

Published

2017-10-27

Issue

Section

Artigos