Avaliação dos Estilos Cognitivos Quanto às Fases do Processo Decisório: Análise com Acadêmicos de Diferentes Áreas do Conhecimento

Authors

  • Atais Catarina Karpinski Universidade Tecnológica Federal do Paraná -- UTFPR -- Câmpus Pato Branco
  • Dieli Cristina Cogo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
  • Ricardo Adriano Antonelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco
  • Alison Martins Meurer Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.16470

Keywords:

Estilo Cognitivo. Processo Decisório. Ciências Contábeis. Letras.

Abstract

A Psicologia Cognitiva tem sido estudada por vários autores com elaboração de teorias a fim de explicar o desenvolvimento do intelecto humano. Da mesma forma, o estudo do Processo Decisório tem obtido, gradativamente, destaque nas pesquisas que envolvem indivíduos, grupos e organizações, resultante da exigência de maior eficácia por parte dos tomadores de decisão. A presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos de diferentes Estilos Cognitivos quanto às fases do Processo Decisório. Os dados foram coletados por meio de questionário, que primeiramente buscou-se identificar o grau de importância e o tempo gasto no processo de tomada de decisão, além de identificar o Estilo Cognitivo de cada indivíduo, utilizando-se para isso do instrumento Cognitive Style Index (CSI) de Allinson e Hayes (1996). A amostra foi composta por 100 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e 86 acadêmicos do curso de Letras. A partir da análise dos resultados, pode-se identificar que 40,3% dos acadêmicos possuem o Estilo Analítico e apenas 2,7% possuem o Estilo Intuitivo. Também verificou-se que os acadêmicos de Ciências Contábeis atribuem maior importância nas fases do Processo Decisório, enquanto que os acadêmicos de Letras julgam gastar mais tempo nas fases do Processo Decisório. Adicionalmente, foi realizado testes não paramétricos referente as questões do Processo Decisório, em que das seis correlações possíveis, foi obtido significância estatística em cinco delas, sendo elas: gênero, idade, ano do curso, outra graduação e curso. Já ao relacionar o Estilo Cognitivo obteve-se significância estatística apenas em relação ao curso. Os resultados indicam que indivíduos de diferentes estilos atribuem importância de modo diferente quanto ao processo de tomada de decisão.

Author Biographies

Atais Catarina Karpinski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -- UTFPR -- Câmpus Pato Branco

Bacharel em Ciências Contábeis pela UTFPR - Câmpus Pato Branco

Dieli Cristina Cogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco

Bacharel em Ciências Contábeis pela UTFPR - Câmpus Pato Branco

Ricardo Adriano Antonelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco

Doutorando em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação de Contabilidade (PPGCONT) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Contabilidade e Finanças pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco (UTFPR). Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Desenvolvimento para Ambiente de Internet utilizando Orientação a Objetos, Java e Banco de Dados pela UTFPR. Experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis, com ênfase em contabilidade gerencial, sistemas de informações, análise financeira, ensino em contabilidade, implantação de sistemas de informação e programação Java. Perito Judicial há mais de cinco anos de atuação em causas cíveis.

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor da disciplina de Tributos Federais no Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Possui interesses de pesquisa nas áreas de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Contabilidade Gerencial, Evidenciação Contábil e Tributos. Membro do Laboratório de Educação e Pesquisa Contábil (LEPEC).

Published

2021-02-04

Issue

Section

Artigos