Avaliação dos Estilos Cognitivos Quanto às Fases do Processo Decisório: Análise com Acadêmicos de Diferentes Áreas do Conhecimento

Atais Catarina Karpinski, Dieli Cristina Cogo, Ricardo Adriano Antonelli, Alison Martins Meurer

Resumo


A Psicologia Cognitiva tem sido estudada por vários autores com elaboração de teorias a fim de explicar o desenvolvimento do intelecto humano. Da mesma forma, o estudo do Processo Decisório tem obtido, gradativamente, destaque nas pesquisas que envolvem indivíduos, grupos e organizações, resultante da exigência de maior eficácia por parte dos tomadores de decisão. A presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos de diferentes Estilos Cognitivos quanto às fases do Processo Decisório. Os dados foram coletados por meio de questionário, que primeiramente buscou-se identificar o grau de importância e o tempo gasto no processo de tomada de decisão, além de identificar o Estilo Cognitivo de cada indivíduo, utilizando-se para isso do instrumento Cognitive Style Index (CSI) de Allinson e Hayes (1996). A amostra foi composta por 100 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e 86 acadêmicos do curso de Letras. A partir da análise dos resultados, pode-se identificar que 40,3% dos acadêmicos possuem o Estilo Analítico e apenas 2,7% possuem o Estilo Intuitivo. Também verificou-se que os acadêmicos de Ciências Contábeis atribuem maior importância nas fases do Processo Decisório, enquanto que os acadêmicos de Letras julgam gastar mais tempo nas fases do Processo Decisório. Adicionalmente, foi realizado testes não paramétricos referente as questões do Processo Decisório, em que das seis correlações possíveis, foi obtido significância estatística em cinco delas, sendo elas: gênero, idade, ano do curso, outra graduação e curso. Já ao relacionar o Estilo Cognitivo obteve-se significância estatística apenas em relação ao curso. Os resultados indicam que indivíduos de diferentes estilos atribuem importância de modo diferente quanto ao processo de tomada de decisão.


Palavras-chave


Estilo Cognitivo. Processo Decisório. Ciências Contábeis. Letras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.16470

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Atais Catarina Karpinski, Dieli Cristina Cogo, Ricardo Adriano Antonelli, Alison Martins Meurer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.