Idosos de Baixa Renda e o Consumo De Crédito: Uma Análise sobre as Riquezas dessa relação sob o Olhar do Marketing

Authors

  • Gustavo Tomaz de Almeida Doutorando em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais Belo Horizonte / MG (UEMG) -- Depto de Gestão R. Maj. Lopes, 574 - São Pedro, Belo Horizonte - MG, 30330-050 E-mail: gustavo.almeida@uemg.br
  • Bruno Medeiros Ássimos Doutorando em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte Professor na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, Depto de Administração / Florestal (MG) Rod. MG-A, 505, Florestal - MG, 35690-000 E-mail: bruno.assimos@gmail.com
  • Georgiana Luna Batinga Doutoranda em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte Professora no Centro Universitário de Belo Horizonte -- UNI-BH Belo Horizonte (MG) -- Depto de Ciências Sociais Aplicadas Av. Professor Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte - MG, 30575-180 E-mail: georgianaluna@yahoo.com.br
  • Marcelo de Rezende Pinto Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG -- Belo Horizonte Professor e Coordenador de Curso no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Belo Horizonte, (MG) Av. Itaú, 525 - Dom Cabral, Belo Horizonte - MG, 30535-012 E-mail: marcrez@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.18872

Keywords:

Consumo, Crédito, Idosos, Baixa renda, Marketing.

Abstract

Nos últimos anos, alguns pesquisadores de Marketing têm alertado para um tema pouco estudado na área: o consumo de crédito.  Frente tais questões, essa pesquisa buscou compreender como os idosos de baixa renda se relacionam com o consumo de crédito, direcionando o olhar dos pesquisadores de Marketing para as riquezas dessa relação. A discussão teórica circunda para a baixa renda e sua relação com o consumo; a pluralidade de usos do crédito; bem como o consumo como forma de promulgar a (in)dependência financeira. Metodologicamente, trabalhamos por meio de uma etnografia com 120 idosos de baixa renda, realizada por três pesquisadores, de abril de 2016 até junho de 2018, totalizando mais de 400 horas de campo (1.750 páginas de texto para análise). Interpretamos as narrativas por intermédio da Análise de Conteúdo, em três categorias: (1) Particularidades da baixa renda ao se tornar idoso e usar o crédito; (2) Pluralidades de sentidos atribuídos ao crédito; (3) (In)dependência financeira e de vida do participante via crédito. Em termos de resultados, notamos que o consumo de crédito assume significados para os entrevistados em esferas sociais, políticas, culturais e históricas. Observamos também que não existe um padrão homogêneo de consumidores idosos influenciados só por fatores cognitivos e/ou comportamentais. Em complemento, notamos diferenças entre atores e observadores ao construírem sua própria realidade social e suas percepções seletivas sobre o que se entende sobre o sentido do crédito. Como implicações para área de Gestão e diferente do que alguns estudos anteriores apontam (geralmente em expressões como “Os idosos são”), o que se vê é a desfragmentação social e não a coesão quando o idoso de baixa renda é percebido como consumidor.

Author Biographies

Gustavo Tomaz de Almeida, Doutorando em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais Belo Horizonte / MG (UEMG) -- Depto de Gestão R. Maj. Lopes, 574 - São Pedro, Belo Horizonte - MG, 30330-050 E-mail: gustavo.almeida@uemg.br

Doutorando em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte

Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais Belo Horizonte / MG (UEMG) -- Depto de Gestão

R. Maj. Lopes, 574 - São Pedro, Belo Horizonte - MG, 30330-050

E-mail: gustavo.almeida@uemg.br

Bruno Medeiros Ássimos, Doutorando em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte Professor na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, Depto de Administração / Florestal (MG) Rod. MG-A, 505, Florestal - MG, 35690-000 E-mail: bruno.assimos@gmail.com

Doutorando em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte

Professor na Universidade Federal de Viçosa  - Campus Florestal, Depto de Administração / Florestal (MG)

Rod. Mg-A, 505, Florestal - MG, 35690-000

E-mail: bruno.assimos@gmail.com

Georgiana Luna Batinga, Doutoranda em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte Professora no Centro Universitário de Belo Horizonte -- UNI-BH Belo Horizonte (MG) -- Depto de Ciências Sociais Aplicadas Av. Professor Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte - MG, 30575-180 E-mail: georgianaluna@yahoo.com.br

Doutoranda em Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) -- Belo Horizonte

Professora no Centro Universitário de Belo Horizonte -- UNI-BH  Belo Horizonte (MG) -- Depto de Ciências Sociais Aplicadas

Av. Professor Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte - MG, 30575-180

E-mail: georgianaluna@yahoo.com.br

Marcelo de Rezende Pinto, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG -- Belo Horizonte Professor e Coordenador de Curso no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Belo Horizonte, (MG) Av. Itaú, 525 - Dom Cabral, Belo Horizonte - MG, 30535-012 E-mail: marcrez@hotmail.com

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG -- Belo Horizonte

Professor e Coordenador de Curso no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Belo Horizonte, (MG)

Av. Itaú, 525 - Dom Cabral, Belo Horizonte - MG, 30535-012

E-mail: marcrez@hotmail.com

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Published

2020-02-10

Issue

Section

Marketing e Sociedade