A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil

Roberta Orru Viegas, Áurea Lopes Paes, Tânia Almeida Gouveia, Leonel Estevão Tractenberg, Renata Motta Kurtz

Resumo


Contexto: A Contabilidade Gerencial é disciplina presente na maioria dos cursos de graduação em Contabilidade e, na prática do mercado, assunto de grande relevância na gestão das empresas, considerando-se que a coordenação das informações contábeis auxilia os gestores na tomada de decisão. Objetivo: Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a disciplina Contabilidade Gerencial de cursos de graduação em Ciências Contábeis a partir da visão de jovens profissionais de Contabilidade, egressos desses cursos, investigando a importância atribuída a seus conteúdos e a conexão percebida entre o que é abordado em sala de aula e a realidade do mercado. Método: Este é um trabalho teórico-empírico, cuja pesquisa de campo teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida por meio de entrevistas em profundidade. Foram pesquisados egressos do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com no máximo 3 anos de formados, hoje atuantes no mercado de trabalho como contadores, em áreas diversas. As informações coletadas nas entrevistas foram analisadas a partir do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), com o apoio do software NVIVO. Resultados: Na visão dos pesquisados, embora as universidades procurem contemplar conteúdos importantes para a rotina profissional, há uma lacuna entre teoria e prática que pode ser atenuada, por exemplo, caso as IES invistam na criação de laboratórios ou escritórios modelos, priorizem as discussões sobre casos reais e realizem projetos fora da sala de aula, tornando transversais e abrangentes as abordagens apresentadas no ambiente acadêmico.

Palavras-chave


Contabilidade Gerencial. Ensino de Contabilidade. Teoria e Prática Contábil

Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, J.; COSTA, A. P.; CRUSOÉ, N. Manual de investigação qualitativa em educação. Parte 5. ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, Sudoeste da Bahia, p. 301-349, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Lisboa, 2009.

CARDOSO, J. L; SOUZA, M. A; ALMEIDA, L. B. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. BASE -- Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. v. 3, n. 3, p. 275-284, set/dez 2006.

CARLOS FILHO, F. A.; LAGIOIA, U. C. T.; RODRIGUES, R. N.; MEIRA, J. M. A abrangência da contabilidade gerencial segundo os docentes das instituições de ensino superior do estado da Paraíba. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 3, n. 4, p. 20-38, 2013.

CORRÊA, M. D.; ANTONOVZ, T.; ESPEJO, M. M. D. S. B. A percepção dos alunos sobre a importância das disciplinas do currículo do curso de ciências contábeis: reflexões diante do contexto contemporâneo. In: II ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 2., 2009, Curitiba. Anais do Anpad Curitiba: EnEPQ, 2009.

CRUZ, N. V. S.; BATISTA, A. B.; ANDRADE, C. M; BRUNI, A. L. O Ensino da Contabilidade vinculada à área de Custos e Gestão no Curso de Ciências Contábeis no Nordeste Brasileiro: uma análise da adequação da proposta de conteúdos abordados pelas IES às diretrizes do CFC (2009) e do ISAR/UNCTAD/ONU. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 20., 2013, Uberlândia. Anais eletrônicos... Uberlândia: CBC, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018.

CRUZ, V. L; COUTINHO, A. DE Q. H; LAGIOIA, U. C. T.; MORAIS, R. S. DE; PEIXOTO, E. P. DE A.; MEIRELES, J. M. DA S. O ensino de contabilidade gerencial e sua aplicação na prática: um estudo sobre as ferramentas gerenciais utilizadas pelos prestadores de serviços contábeis em um estado brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 21., 2014, Natal. Anais eletrônicos... Natal: CBC, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Caderno analítico do exame de suficiência: histórico dos resultados. Brasília: CFC, 2007.

DOMENICO, Di E.; CARRARO, W. B. W. H; BEHR, Ariel. Contribuição do ensino de contabilidade gerencial ao mercado de trabalho. Anais do II Congresso de Contabilidde da UFRGS e II Congresso de Iniciação Científica em Contabilidade da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, p. 1-16, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Ed. Atlas, São Paulo, 2002.

GUERREIRO, R.; FREZATTI, F.; CASADO, T. Em busca de um melhor entendimento da contabilidade gerencial através da integração de conceitos da psicologia, cultura organizacional e teoria institucional. Revista de Contabilidade & Finanças, v. 17, p. 7-21, ago. 2006.

HAWKES, L. C.; FOWLER, M.; TAN, L. M. Management accounting education: is there a gap between academia and practitioner perceptions?. Discussion Paper Series 215. Jun.2003. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10179/2567>. Acesso em: 17 jul. 2018.

HORNGREN, C. T.; SUNDEM, G. L.; STRATTON, W. Contabilidade Gerencial. Traduzido para o português por Elias Pereira. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MACEDO, L. C. B de; SILVA, R. P. de A.; XAVIER, V. V. N. T.; LUZ, J. R. M. Avaliação das Ementas das Disciplinas Relacionadas à Área Gerencial: Um Estudo em Universidades Públicas Estaduais no Brasil. In: XI CONGRESSO USP INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 11., 2014. Anais do congresso USP, Novas Perspectivas na Pesquisa Contábil. São Paulo: USP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018.

MELO, M. S.; ARANTES, V. A. Exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade: uma análise do conteúdo de contabilidade aplicável ao setor público. Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 2, p. 19-30, 2016.

MIRANDA, C. S.; RICCIO, E. L.; MIRANDA, R. A. M. O Ensino da Contabilidade no Brasil: uma avaliação de grades curriculares e literatura didática. Revista de Contabilidade e Controladoria. Paraná, v. 5, n. 2, p. 25-42, 2013a.

MIRANDA, C. S. M.; RICCIO, E. L.; MIRANDA, R. A. M. Atividades da Contabilidade Gerencial sob a ótica dos docentes e profissionais de Mercado. Revista Ambiente Contábil, 2013b, v. 5, n. 1, p. 93-111. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2018.

OLIVEIRA, V. M; MARTINS, M de F; VASCONCELOS, A. C. F. Entrevistas “em profundidade” na pesquisa qualitativa em administração: pistas teóricas e metodológicas. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS 15., 2012, São Paulo. Anais da escola de administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas unidade Be. São Paulo: FGV, p. 1-12, 2012.

OTT, E.; CUNHA, J. V. A da; CORNACCHIONE JÚNIOR, E. B; LUCA, M. M. M. de. Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo Internacional. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, v. 22, n. 57, p. 338-356, set/out/nov/dez 2011.

PADOAN, F. A. C. A Interdisciplinaridade no ensino da Contabilidade Gerencial em Instituições Públicas de ensino Superior do Estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Paraná, 2007.

PADOVEZE, C. L. O papel da Contabilidade Gerencial no processo empresarial descrição de valor. Caderno de Estudos. São Paulo: FIPECAF. n. 21, p. 16, maio/ago 1999.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PINHEIRO, L. B.; BONFIM, M. P.; PORTUGAL, G. T. Um Estudo sobre a Aplicação dos Conteúdos da Contabilidade Gerencial e de Custos nos Exames de Suficiência de 2011 a 2012. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 15, n. 57, p. 43-49, maio/ago 2013.

PIRES, C. B.; OTT, E.; DAMACENA, C. A formação do Contador e a demanda do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 7, n. 4, p. 315-327, out/dez 2010.

QUINTANA, A. C.; PERAZO, A. N. C.; FERNANDES, V. L. P. A grade curricular dos cursos de ciências contábeis e os resultados institucionais no ENADE: um estudo nas disciplinas da área da contabilidade financeira e de orçamento. Revista Gestão Universitária na America Latina -- GUAL. v. 6, n. 3, p. 127-145, set. 2013.

SILVA, V. R.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. ENADE e Proposta Curricular do CFC: Um Estudo em Cursos Brasileiros de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 11, n. 3, p. 261-275. jul/set. 2017. Disponível em: Acesso em: 17 jul. 2018.

SOUZA, M. A.; LISBOA, L. P.; ROCHA, W. Práticas de contabilidade gerencial adotadas por subsidiárias brasileiras de empresas multinacionais. Revista Contabilidade e Finanças USP, São Paulo, v. 32, p. 40-57, 2003.

SOUZA, D. C. de, RIBEIRO; R. R. M., CORDEIRO; A. A. L., CLEMENTE, A. A abrangência da Contabilidade Gerencial segundo os docentes paranaense de Contabilidade. In: CONGRESSO USP FIPECAFI, 7, 2007, São Paulo. Anais do Congresso USP Controladoria e Contabilidade, São Paulo: USP, 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2018.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.




DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.18934

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Roberta Orru Viegas, Áurea Lopes Paes, Tânia Almeida Gouveia, Leonel Estevão Tractenberg, Renata Motta Kurtz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.