A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil

Authors

  • Roberta Orru Viegas UERJ
  • Áurea Lopes Paes UERJ
  • Tânia Almeida Gouveia UERJ
  • Leonel Estevão Tractenberg UERJ
  • Renata Motta Kurtz UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.18934

Keywords:

Contabilidade Gerencial. Ensino de Contabilidade. Teoria e Prática Contábil

Abstract

Contexto: A Contabilidade Gerencial é disciplina presente na maioria dos cursos de graduação em Contabilidade e, na prática do mercado, assunto de grande relevância na gestão das empresas, considerando-se que a coordenação das informações contábeis auxilia os gestores na tomada de decisão. Objetivo: Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a disciplina Contabilidade Gerencial de cursos de graduação em Ciências Contábeis a partir da visão de jovens profissionais de Contabilidade, egressos desses cursos, investigando a importância atribuída a seus conteúdos e a conexão percebida entre o que é abordado em sala de aula e a realidade do mercado. Método: Este é um trabalho teórico-empírico, cuja pesquisa de campo teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida por meio de entrevistas em profundidade. Foram pesquisados egressos do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, com no máximo 3 anos de formados, hoje atuantes no mercado de trabalho como contadores, em áreas diversas. As informações coletadas nas entrevistas foram analisadas a partir do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), com o apoio do software NVIVO. Resultados: Na visão dos pesquisados, embora as universidades procurem contemplar conteúdos importantes para a rotina profissional, há uma lacuna entre teoria e prática que pode ser atenuada, por exemplo, caso as IES invistam na criação de laboratórios ou escritórios modelos, priorizem as discussões sobre casos reais e realizem projetos fora da sala de aula, tornando transversais e abrangentes as abordagens apresentadas no ambiente acadêmico.

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Published

2018-11-22

Issue

Section

Artigos