Efeito da Idade, do Estado de Sobrevivência e da Proximidade à Morte nos Custos Assistenciais de uma Operadora de Planos de Saúde

Romulo Alves Soares, Clever de Souza Gondim, Alane Siqueira Rocha

Resumo


A pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da idade, do estado de sobrevivência e da proximidade à morte sobre os custos assistenciais em uma operadora de planos de saúde (OPS). Para isso, foram utilizadas informações de 326.094 beneficiários de uma OPS do estado do Ceará, entre os anos de 2014 e 2015. As informações levantadas diziam respeito aos custos mensais desses usuários no período analisado, sua idade, estado de sobrevivência, sexo e quantidade de meses até o falecimento daqueles que vieram a óbito. Foram utilizados os testes T e de Wilcoxon para a comparação dos custos anuais de beneficiários sobreviventes e não sobreviventes e regressão quantílica, para verificar a influência das variáveis independentes sobre o custo assistencial. Empregou-se ainda a árvore de classificação e regressão e o random forest, para verificar o grau de importância das variáveis na determinação do custo. Os resultados mostram que, apesar de significante, a idade tem uma importância reduzida na determinação dos custos da OPS quando considerada em conjunto com o estado de sobrevivência e a proximidade à morte. Face aos resultados obtidos, defende-se que o estado de sobrevivência e a proximidade à morte sejam levadas em consideração para que as projeções de custos das OPS sejam mais acuradas, permitindo um melhor gerenciamento.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.20031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Romulo Alves Soares, Clever de Souza Gondim

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.