Relação do Afeto Percebido com o Desempenho de Acadêmicos de Ciências Contábeis e Características Individuais

Authors

  • Juçara Haveroth Universidade Regional de Blumenau
  • Cleston Alexandre dos Santos
  • Paulo Roberto da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.23387

Keywords:

Afeto Positivo, Afeto Negativo, Desempenho Acadêmico, PANAS, Ciências Contábeis.

Abstract

Este trabalho teve por objetivo analisar a influência do afeto no desempenho de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, survey e de abordagem quantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário. O estudo foi desenvolvido no final do ano de 2016 e foi composto de 164 acadêmicos do curso de ciências contábeis. Os resultados foram alcançados por meio de testes de estatística descritiva, regressão linear simples e correlação canônica, que revelaram que o afeto tem relação significativa e positiva com o desempenho dos acadêmicos estudados. Os resultados sugerem que os acadêmicos de ciências contábeis indiferente da fase do curso em que se encontram são influenciados pelos afetos positivos de forma moderada e tem baixa sensação de afeto negativo, em média. O teste de regressão linear mostrou que há relação entre o afeto e o desempenho dos acadêmicos de ciências contábeis, evidenciando que quanto maior a presença de afeto positivo, maior é a tendência de o desempenho acadêmico ser melhor. Como sugestão de novas pesquisas, sugere-se estudo longitudinal, de acompanhamento do curso em todas as fases, de modo a compreender peculiaridades relacionadas a este. Sugere-se ainda estudos comparativos entre instituições de ensino superior para entender suas diferenças e contribuir na melhoria do ensino no país em análise, bem como a utilização de outras variáveis e técnicas estatísticas para novas análises e conclusões.

Published

2019-08-12

Issue

Section

Artigos