Relação do Afeto Percebido com o Desempenho de Acadêmicos de Ciências Contábeis e Características Individuais

Juçara Haveroth, Cleston Alexandre dos Santos, Paulo Roberto da Cunha

Resumo


Este trabalho teve por objetivo analisar a influência do afeto no desempenho de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, survey e de abordagem quantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário. O estudo foi desenvolvido no final do ano de 2016 e foi composto de 164 acadêmicos do curso de ciências contábeis. Os resultados foram alcançados por meio de testes de estatística descritiva, regressão linear simples e correlação canônica, que revelaram que o afeto tem relação significativa e positiva com o desempenho dos acadêmicos estudados. Os resultados sugerem que os acadêmicos de ciências contábeis indiferente da fase do curso em que se encontram são influenciados pelos afetos positivos de forma moderada e tem baixa sensação de afeto negativo, em média. O teste de regressão linear mostrou que há relação entre o afeto e o desempenho dos acadêmicos de ciências contábeis, evidenciando que quanto maior a presença de afeto positivo, maior é a tendência de o desempenho acadêmico ser melhor. Como sugestão de novas pesquisas, sugere-se estudo longitudinal, de acompanhamento do curso em todas as fases, de modo a compreender peculiaridades relacionadas a este. Sugere-se ainda estudos comparativos entre instituições de ensino superior para entender suas diferenças e contribuir na melhoria do ensino no país em análise, bem como a utilização de outras variáveis e técnicas estatísticas para novas análises e conclusões.


Palavras-chave


Afeto Positivo; Afeto Negativo; Desempenho Acadêmico; PANAS; Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.23387

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Juçara Haveroth, Cleston Alexandre dos Santos, Paulo Roberto da Cunha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.