Relação do Afeto Percebido com o Desempenho de Acadêmicos de Ciências Contábeis e Características Individuais
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.23387Palavras-chave:
Afeto Positivo, Afeto Negativo, Desempenho Acadêmico, PANAS, Ciências Contábeis.Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a influência do afeto no desempenho de acadêmicos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, survey e de abordagem quantitativa, utilizando-se de coleta de dados por meio de questionário. O estudo foi desenvolvido no final do ano de 2016 e foi composto de 164 acadêmicos do curso de ciências contábeis. Os resultados foram alcançados por meio de testes de estatística descritiva, regressão linear simples e correlação canônica, que revelaram que o afeto tem relação significativa e positiva com o desempenho dos acadêmicos estudados. Os resultados sugerem que os acadêmicos de ciências contábeis indiferente da fase do curso em que se encontram são influenciados pelos afetos positivos de forma moderada e tem baixa sensação de afeto negativo, em média. O teste de regressão linear mostrou que há relação entre o afeto e o desempenho dos acadêmicos de ciências contábeis, evidenciando que quanto maior a presença de afeto positivo, maior é a tendência de o desempenho acadêmico ser melhor. Como sugestão de novas pesquisas, sugere-se estudo longitudinal, de acompanhamento do curso em todas as fases, de modo a compreender peculiaridades relacionadas a este. Sugere-se ainda estudos comparativos entre instituições de ensino superior para entender suas diferenças e contribuir na melhoria do ensino no país em análise, bem como a utilização de outras variáveis e técnicas estatísticas para novas análises e conclusões.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.