Influência do Treinamento Presencial e à Distância (EAD) sobre o Desempenho Individual dos Gestores
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.24078Keywords:
Universidade Corporativa, Treinamento Presencial, Treinamento à Distância.Abstract
A aprendizagem organizacional (AO) é uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações, pois representa uma ponte entre as estratégias de negócio e o desenvolvimento dos colaboradores. Este estudo investiga a relação entre os treinamentos presenciais e à distância (EAD) de uma universidade corporativa e o desempenho sob a ótica da perspectiva cognitiva de aprendizagem na organização. Neste contexto, foi realizado um estudo de caso único com dados primários coletados junto ao departamento de recursos humanos da instituição pesquisada no período de 12 a 13 de junho de 2018 referentes à carga de treinamento em horas-aula para as duas modalidades. Utilizou-se os métodos de análise multicritério CRitic e TOPSIS para determinar os pesos de cada indicador de resultado individual e ranquear o desempenho dos profissionais analisados e regressão linear para identificar os efeitos de cada modalidade de desempenho. Os achados permitem inferir que, nos dois grupos de gestores os treinamentos presenciais apresentaram resultados negativos sobre o desempenho individual, enquanto os treinamentos (EAD) mostraram resultados positivos para os gestores pessoa jurídica e negativos para pessoa física.
References
ABEL, A., LI, J. Exploring the corporate university phenomenon: development and implementation of a comprehensive survey. Human Resource Development Quarterly, v. 23, n. 1, p. 103-128, 2012. doi: https://doi.org/10.1002/hrdq.21122
ALAGARAJA, M.; LI, J. Utilizing institucional perspectives to investigate the emergence, rise and (relative) decline of corporative universities. Human Resource Development International, v. 18, n. 1, p. 4-23, 2015.
ALLEN, M. What is a corporate university, and why should an organization have one? in: ALLEN, M. The corporate university handbook: designing, managing and growing a successful program. Nova York: Amacom, p. 1-12, 2002.
ALAGARAJA, M.; LI, J. Utilizing institutional perspectives to investigate the emergence, rise, and (relative) decline of corporate universities. Human Resource Development International, v. 18, n. 1, p. 4-23, 2015. doi: https://doi.org/10.1080/13678868.2014.979003
ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. RAC, v. 14, n. 2, p. 310-332, 2010. Recuperado de http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6251/art_GODOY_A_encruzilhada_da_aprendizagem_organizacional_uma_visao_2010.pdf?sequence=1&isAllowed=y
ARAUJO, L.; EASTERBY-SMITH, M. Aprendizagem organizacional: oportunidades e debates atuais. In: Easterby-Smith, M.; Burgoyne, J.; Araújo, L. (Coord.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.
ARGOTE, L.; MIRON-SPEKTOR, E. Organizational learning: from experience to knowledge. Organization Science, v. 22, n. 5, p. 1123-1137, 2011. doi: https://doi.org/10.1287/orsc.1100.0621
AVELINO, G. I. B. Relação entre competências gerenciais e desempenho organizacional: um estudo de caso em instituição financeira. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, 2016.
BEUREN, I. M.; ROTH, T. C.; ANZILAGO, M. Efeitos da aplicação do princípio da controlabilidade no desempenho gerencial mediada pelo conflito e ambiguidade de papeis. Revista Universo Contábil, v. 13, n 3, p. 06-28, 2017. doi: 10.4270/ruc.2017316
BRAUER, M.; ALBERTIN, L. A. Educação corporativa a distância: por que tanta resistência? Redige, v. 1, n. 1, p. 141-157, 2010. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Alberto_Albertin/publication/280839302_Educacao_corporativa_a_distancia_por_que_tanta_resistencia/links/55c8d3f508aebc967df90492.pdf
BOERNER, C.; MACHER, J.; TEECE, D. A review and assessment of organizational learning in economic theories. In: M. Dierkes, A. Berthoin Antal, J. Child, & I. Nonaka (Orgs.), The handbook of organizational learning and knowledge, p. 89-117. Oxford: Oxford University Press, 2001.
BULGURCU, B. K. Application of TOPSIS technique for financial performance evaluation of technology firms in Istanbul stock exchange market. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 62, p. 1033-1040, 2012. doi: 10.1016/j.sbspro.2012.09.176
CAPPIELLO, G.; PEDRINI, G. The performance evaluation of corporate universities. Tertiary Education and Management, v. 23, n. 3, p. 304-317, 2017. doi: https://doi.org/10.1080/13583883.2017.1329452.
CARVALHO, r. s.; ABBAD, G. Avaliaçăo de Treinamento a Distância: Reação, Suporte à Transferência e Impactos no Trabalho. RAC, v. 10, n. 1, p. 95-116, 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552006000100006
CASTRO, C. M.; EBOLI, M. Universidade corporativa: gênese e questões críticas rumo à maturidade. RAE, v. 53, n. 4, p. 408-414, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902013000400008
COSTA, F. R.; PELISSARI, A. S. Imagem corporativa: fatores influenciadores sob a ótica dos discentes da educação à distância. Brazilian Business Review, v. 14, n.1, p. 110-132, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2017.14.1.6
DAVEL, E. P. B.; OLIVEIRA, C. A. A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional. Organizações & Sociedade - O&S, v. 25, n. 85, p. 211-228, 2018. Recuperado de https://rigs.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15877
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DIAKOULAKI, D.; MAVROTAS, G.; PAPAYANNAKIS, L. Determining objective weights in multiple criteria problems: the critic method. Computers & Operations Research, v. 22, n. 7, p. 763-770, 1995. doi: https://doi.org/10.1016/0305-0548(94)00059-H
DiMAGGIO, P.; POWELL, W. The iron cage revisited: collective rationality and institutional isomorphism in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-160, 1983. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/37123/35894
DURAN, D. A educação a distância no processo de formação continuada da administração pública: as contribuições da revista do serviço público. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 3, p. 705-736, 2017. doi: https://doi.org/10.21874/rsp.v6
EASTERBY, S. M.; PRIETO, I. M. Dynamic Capabilities and Knowledge Management: an Integrative Role for Learning? British Journal of Management, v. 19, n. 3, p. 235-249, 2008. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2007.00543.x
EBOLI, M. (2011). Sistema de educação corporativa e a EAD. In F. M. Litto & M. Formiga (Orgs.), Educação a distância: o estado da arte (p. 189-197). São Paulo: Pearson, 2011.
EBOLI, M. Educação corporativa nos novos cenários empresariais. GV-executivo, v. 15, n. 2, p. 20-24, 2016.
ESTEVES, L.P.; MEIRIÑO, M.J. A educação corporativa e a gestão do conhecimento. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015. Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2015. p. 1-12.
FÁVERO, L. P.; FÁVERO, P. Análise de dados: modelos de regressão com Excel®, Stata® e SPSS®, v.1. Campus: Elsevier Brasil, 2016.
FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.
FREIRE, T. E.; SERACHINI, M. R.; BAZILIO, V.; FREITAS, E. Gestão de pessoas: uso da educação a distância como ferramenta nos treinamentos e desenvolvimentos corporativos. Revista de Ciências Gerenciais, v. 21, n. 34, p. 114-120, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2017v21n34p114-120
FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cad. EBAPE. BR, v. 16, n. 1, p. 35-49, 2018. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/59497/71091
Galusha, J. M. Barriers to learning in distance education. Interpersonal Computing and Technology, v. 5, n. 3, p. 6-14, 1997. Retrieved from https://www.learntechlib.org/p/85240/.
GONÇALVES, W.A.; ANDRADE, W. M.; CORRÊA, D. A.; RIBEIRO, G. G. Confrontando o conceito de competências pela sua diversidade e aplicação: um olhar entre a teoria e a prática. Pretexto, v. 18, n. 4, p. 114-128, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.2722
HALL M. (2008). The effect of comprehensive performance measurement systems on role clarity, psychological empowerment and managerial performance. Accounting, Organizations and Society, v. 33, n. 2-3, p. 141-163, 2008. doi: https://doi.org/10.1016/j.aos.2007.02.004
HELFAT, C.; PETERAF, M. (2009). Understanding dynamic capabilities: progress along a developmental path. Strategic Organization, v. 7, n. 1, p. 91-102, 2009. doi: 10.1177/1476127008100133
IMAMOGLU, S.Z.; INCE, H.; KESKIN, H.; KARAKOSE, M.A.; GOZUKARA, E. The role of leadership styles and organizational learning capability on firm performance, Journal of Global Strategic Management, v. 9, n. 1, p. 113-124, 2015. doi: 10.20460/JGSM.2015915633
JACOMOSSI, R. R.; DEMAJOROVIC, J. Fatores determinantes da aprendizagem organizacional para a inovação ambiental: um estudo multicaso. RAC, v. 21, n. 5, p. 685-709, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160281
JOIA, L. A.; Da Costa, M. D. F. C. Fatores-chave de sucesso no treinamento corporativo a distância via web. Revista de Administração Pública, v. 41, n. 4, p. 607-638, 2007.
KRAEMER, R. Modelo de maturidade do sistema de educação corporativa. Dissertação. (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento). Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC, 2018.
LEAL, A. P. Treinamento, desenvolvimento e educação corporativa: a qualificação como instrumento de subordinação do trabalho ao capital. In Soboll, L. A., Ferraz, D. L. S. Gestão de pessoas–Armadilhas da organização do trabalho. São Paulo: Atlas, 2014.
LEE, S.; RITTINER, F.; SZULANSKI, G. The past, present, and future of organizational learning research: a conversation with professor Linda Argote. Journal of Management Inquiry, v. 25, n. 1, p. 85-92, 2015. doi: https://doi.org/10.1177/1056492615576974
LYTOVCHENKO, I. Corporate university as a form of employee training and development in american companies. Advanced Education, v. 5, p. 35-41, 2016. doi: 10.20535/2410-8286.62280.
MACHADO, D. P.; MORAES, M. G. S. Educação à distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Érica, 2015.
MAGLIONE, R.; PASSIANTE, G. The stakeholder university as dynamic learning network: The Finmeccanica case. In A. Romano & G. Secundo (Eds.), Dynamic learning networks: Model and cases in action (pp. 95-120). New York, NY: Springer, 2009.
MALVEZZI, S. Do taylorismo ao comportamentalismo: 90 anos de desenvolvimento de recursos humanos. BOOG, GG Manual de Treinamento e Desenvolvimento ABTD. 2ª ed. São Paulo: Mackron Books, 1994.
MEISTER, J. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
MENEZES, R. F.; PASSOS, J. C.; OLIVEIRA, M. F.; BARBOSA, I.; RODRIGUES, H. G. Análise do processo de treinamento de uma universidade corporativa pela perspectiva da abordagem sistêmica de treinamento. Universitas: Gestão e TI, v. 7, n. 1-2, p. 31-39, 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5102/un.gti.v7i1.3590
MERCHANT, K. A.; VAN DER STEDE, W. A. Management control systems: performance measurement, evaluation and incentives. New York: Pearson, 2007.
MOSCARDINI, T. N.; Klein, A. Educação Corporativa e Desenvolvimento de Lideranças em Empresas Multisite. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 1, p. 84-106, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151879
MUNGANIA, P. The seven e-learning barriers facing employees. The Masie Centre, 2003.
NASCIMENTO, R. J. C. Processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências organizacionais. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul-RS, 2017.
PAVITT, K. The objectives of technology policy. Science and Public Policy, v. 14, n. 4, p. 182-188, 1987. doi: https://doi.org/10.1093/spp/14.4.182
RUGGIERO, S. Educação Corporativa: a medida da adequação das universidades corporativas. Revista de Ciências Gerenciais, v. 10, n. 2, p. 51.57, 2006. doi: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2006v10n12p51-57
RYAN, L.; PRINCE, C.; TURNER, P. The changing and developing role of the corporate university post-millennium. Industry & Higher Education, v. 20, n. 3, p. 167-174, 2015. doi: https://doi.org/10.5367/ihe.2015.0256
SCHARDOSIM, P. R.; GOMES Jr. W. V.; TORQUATO, M.; LAPOLLI, E. F. Aprendizagem organizacional: estudo de caso no setor de geoprocessamento em uma organização intensiva em conhecimento. Espacios, v. 38, n. 1, p. 9, 2017. Recuperado de http://www.revistaespacios.com/a17v38n01/a17v38n01p09.pdf
SILVA, T. C.; FREIRE, P. S. Universidade corporativa em rede: diretrizes que devem ser gerenciadas para a implantação do modelo. Espacios, v. 38, n. 10, p. 13, 2017. Recuperado de http://www.revistaespacios.com/a17v38n10/a17v38n10p13.pdf
SIMONS, R. Levers of Organization Design: how managers use accountability systems for greater performance and commitment. Cambridge, MA: Harvard Business School Press, 2005.
TZENG, G. H.; HUANG, J. J. Multiple attribute decision making: methods and applications. Chapman and Hall/CRC, 2011.
VIDAL, F. R. P. Concepções de educação corporativa: um estudo da produção discente da pós-graduação em duas áreas do conhecimento: educação e administração (1990-2014). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Universidade Católica de Santos. Santos, Brasil, 2017.
WANG, G.; LI, J.; X. Qiao; SUN, J. Understanding the corporate university phenomenon: A human capital theory perspective. International Journal of Human Resources Development and Management, v. 10, n. 2, p. 182–204, 2010. doi: https://doi.org/10.1504/IJHRDM.2010.031443
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Bookman: 2015.
ZERBINI, T.; NASCIMENTO, S. B.; MENESES, P. P. M.; ABBAD, G. Percepções sobre educação a distância: limitações e restrições à implantação da Universidade Corporativa do Banco Central do Brasil. Anais[...]. ENCONTRO DA ANPAD, ENANPAD, 30, Salvador-BA Brasil, 2006.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.