Influência do Treinamento Presencial e à Distância (EAD) sobre o Desempenho Individual dos Gestores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.24078

Keywords:

Universidade Corporativa, Treinamento Presencial, Treinamento à Distância.

Abstract

A aprendizagem organizacional (AO) é uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações, pois representa uma ponte entre as estratégias de negócio e o desenvolvimento dos colaboradores. Este estudo investiga a relação entre os treinamentos presenciais e à distância (EAD) de uma universidade corporativa e o desempenho sob a ótica da perspectiva cognitiva de aprendizagem na organização. Neste contexto, foi realizado um estudo de caso único com dados primários coletados junto ao departamento de recursos humanos da instituição pesquisada no período de 12 a 13 de junho de 2018 referentes à carga de treinamento em horas-aula para as duas modalidades. Utilizou-se os métodos de análise multicritério CRitic e TOPSIS para determinar os pesos de cada indicador de resultado individual e ranquear o desempenho dos profissionais analisados e regressão linear para identificar os efeitos de cada modalidade de desempenho. Os achados permitem inferir que, nos dois grupos de gestores os treinamentos presenciais apresentaram resultados negativos sobre o desempenho individual, enquanto os treinamentos (EAD) mostraram resultados positivos para os gestores pessoa jurídica e negativos para pessoa física.

Author Biographies

Marcos Paulo Albarello Friedrich, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (Stricto Sensu) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Mestre em Administração pela Universidade Meridional - IMED, RS-Brasil

- MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade de Passo Fundo, RS-Brasil

- Graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, RS-Brasil

Alexandre Corrêa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (Stricto Sensu) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Mestre em Ciências Contábeis (Stricto Sensu) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Especialista (Lato Sensu) em Perícia e Auditoria pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, PR-Brasil

- Especialista (Lato Sensu) em Controladoria e Finanças - PUC, PR-Brasil

- Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/FAFICOP, PR-Brasil

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

- Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, SC-Brasil

- Pós-Doutor - The University of New México, UNM, Estados Unidos - EUA

- Pós-Doutor - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, Brasil 

- Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (Doutorado) da Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC-Brasil

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Published

2021-12-09

Issue

Section

Gestão de Pessoas