O Contador e suas Controversas Relações com o Capitalismo e a Sociedade

Valério Nepomuceno, Ilírio José Rech

Resumo


O propósito deste ensaio teórico é analisar as relações controversas do contador com o capitalista e a sociedade. A análise foi realizada sob quatro aspectos distintos e complementares, tendo por referência a premissa de que a Contabilidade serviu como instrumento para suportar o capitalismo. O primeiro aspecto refere-se às relações do contador com o conceito de verdade, que é uma representação fiel da realidade, enquanto o outro conceito é, para alguns pesquisadores, uma objetividade paradigmática com possibilidades críticas e construtivas; o segundo visa verificar as influências dos economistas no desenvolvimento da Contabilidade do século XX cuja influência clássica e neoclássica tem buscado defini-la como um objeto prático para a economia; terceiro, a inexistência do contador intelectual, por força da instrumentalidade da profissão, tem permitido o recrudescimento da classe em favor do status quo; e quarto, em que medida a educação superior em Contabilidade tem determinado o fortalecimento da instrumentalidade contábil em favor do capitalismo. O método utilizado é o ensaio teórico. A conclusão é que o contador, em larga medida, age sob posições controversas em face das aspirações da sociedade e das expectativas do capitalista. O contador usa a contabilidade como um instrumento de emancipação por meio de uma linguagem representativa dos interesses privados, sem levar em conta o interesse público. Exemplo dessa instrumentalidade são as International Financial Reporting Standards (IFRS) e o domínio da informação contábil pelas agremiações contábeis profissionais.


Palavras-chave


Verdade. Contador. Intelectual. Educação. Capitalismo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.29769

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Valério Nepomuceno, Ilírio José Rech

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.