Consumidores Analfabetos Funcionais e sua Interação com a Comunicação de Marketing
Abstract
Em número significativo no Brasil, analfabetos funcionais devem ser considerados como um público consumidor, ainda que suas deficiências de formação educacional possam contribuir para excluí-los de algumas práticas de consumo, limitar suas possibilidades de escolha ou dificultar o usufruto integral de produtos e serviços. Este estudo buscou analisar a compreensão dos elementos de comunicação de marketing por estes consumidores e suas realidades de consumo. Foram realizadas dezessete entrevistas em profundidade com consumidores analfabetos funcionais, sendo os dados submetidos a análise do conteúdo, com apoio do software Atlas.ti. Confirmando os achados da literatura internacional, nossos dados sugerem uma maior facilidade deste grupo em processar e interpretar mensagens cujos elementos são imagéticos e guardam correspondência de 1 para 1 com a realidade. Ademais, estes entrevistados preferem realizar compras em ambientes de varejo de autosserviço, comumente recorrem a pessoas de referência e tendem a evitar o comércio online quando não encontram assistência destas pessoas. Por fim, nossos dados permitiram colocar questões e provocar reflexões, levando a proposição de uma agenda para pesquisas sobre esses consumidores no Brasil.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ADKINS, N. R.; JAE, H. Marketplace Vulnerability of Limited English Proficient Consumers: Opportunities to Increase Knowledge in Macromarketing, Journal of Macromarketing, v. 30, n. 1, pp. 93-104, 2010
ADKINS, N. R.; OZANNE, J. L. The low literate consumer. Journal of Consumer Research, v. 32, n. 1, pp. 93-105, 2005
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011
BURSKY, B.; FORTUNA, J. Entendendo a demanda para as micro finanças no Brasil, 2002. Disponível em: Acesso em 28 jun. 2017
COBB, F. D. H. "I Wanna Text, Too!" Examining How Low-literate Adults Use New Communication Technologies and Applications. Unpublished doctoral dissertation, North Carolina State University, North Carolina, 2013
CONCEIÇÃO, L. S.; PESSÔA, L. A. G. P. A Experiência de Consumidores com Baixo Letramento em Redes Sociais e Comunicadores Instantâneos: Um Estudo Exploratório. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 3, 2018
FARIA, M. D.; CASOTTI, L. M. Consumidores Socialmente Invisíveis: Pessoas com Síndrome de Down e a Barreiras do Ter. Anais do XL Encontro da Anpad, 2016
FLOCH, J. M. Semiotics, Marketing and Communication: Beneath the signs, the strategies. Nova York: Palgrave Macmillan, 2001
GAU, R.; VISWANATHAN, M. The Retail Shopping Experience for Low Literate Consumers. Journal of Research for Consumers, v. 15, 2008
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Educação, 2019. Disponível em: Acesso em: 28 jul. 2020
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, IPM. Indicador de Alfabetismo Funcional: INAF Brasil 2018 – Resultados Preliminares. São Paulo: IBOPE Inteligência, 2018. Disponível em: Acesso em: 28 jul. 2020
______. Indicador de Alfabetismo Funcional: INAF 2015: Analfabetismo no mundo do trabalho. São Paulo: IBOPE Inteligência, 2015. Disponível em: Acesso em: 28 jul. 2020
JAE, H.; DELVECCHIO, D. Decision-Making by Low-Literacy Consumers in the Presence of Point-of-Purchase Information. Journal of Consumer Affairs, v. 38, n. 2, pp. 342–354, 2004.
JAE, H.; DELVECCHIO, D.; CHILDERS, T. L. Are low-literate and high-literate consumers different? Applying resource-matching theory to ad processing across literacy levels. Journal of Consumer Psychology, v. 21, pp. 312–323, 2011
JAE, H.; DELVECCHIO, D.; COWLES, D. Picture-text incongruency in print advertisements among low- and high-literacy consumers. Journal of Consumer Affairs, v. 42, pp. 439−451, 2008
JAE, H.; VISWANATHAN, M. Effects of pictorial product-warnings on low-literate consumers. Journal of Business Research, v. 65, pp. 1674–1682, 2012
KANTAR IBOPE MEDIA. Notícia, 27 ago. 2016. Disponível em: Acesso em 28 jun. 2017
PESSÔA, L. A. G. P. Narrativas da Segurança no Discurso Publicitário: Um Estudo Semiótico. São Paulo: Mackenzie, 2013
RIBEIRO, V. M.; BATISTA, A. A.; LIMA, A. Alfabetismo e aspirações educacionais dos jovens brasileiros nas metrópoles. Cadernos Cenpec, v. 1, pp. 197-215, 2011
SANTOS, N. C. O Analfabeto como Consumidor: Questões, Reflexões e Possíveis Esforços de Pesquisa. Anais do XLIII Encontro da Anpad, 2019
STADEN, H. V.; MERWE, D.; AARDT, A.; ELLIS, S. Low-literate consumers’ use of clothing labels amidst personal and product related challenges. International Journal of Consumer Studies, v. 41, pp. 79–86, 2017
VISWANATHAN, M., HASTAK, M.; & GAU, R. Understanding and facilitating the usage of nutritional labels by low-literate consumers. Journal of Public Policy and Marketing, v. 28, pp. 135−145, 2009
VISWANATHAN, M.; GAU, R. Functional Illiteracy and Nutritional Education in the United States, a Research-Based Approach to the Development of Nutritional Education Materials for Functionally Illiterate Consumers. Journal of Macromarketing, v. 25, n.2, pp. 187–201, 2008
VISWANATHAN, M.; ROSA, J. A.; HARRIS, J. E. Decision making and coping of functionally illiterate consumers and some implications for marketing management. Journal of Marketing, v. 69, pp. 15-31, 2005
VISWANATHAN, M.; TORELLI, C. J.; XIA, L.; GAU, R. Understanding the influence of literacy on consumer memory: The role of pictorial elements. Journal of Consumer Psychology, v. 19, pp. 389−402, 2009
DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.37816
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2018 Roberta Rocha Freire, Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Natália Contesini Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Vínculo Institucional: ![]() Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 Tel./Fax: (21) 3938-5119 | Ficha Catalográfica: Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. |