Consumidores Analfabetos Funcionais e sua Interação com a Comunicação de Marketing

Authors

  • Roberta Rocha Freire
  • Luis Alexandre Grubits de Paula Pessôa
  • Natália Contesini Santos

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.37816

Keywords:

Analfabetismo Funcional, Baixo Letramento, Comunicação de Marketing, Comportamento do Consumidor

Abstract

Em número significativo no Brasil, analfabetos funcionais devem ser considerados como um público consumidor, ainda que suas deficiências de formação educacional possam contribuir para excluí-los de algumas práticas de consumo, limitar suas possibilidades de escolha ou dificultar o usufruto integral de produtos e serviços. Este estudo buscou analisar a compreensão dos elementos de comunicação de marketing por estes consumidores e suas realidades de consumo. Foram realizadas dezessete entrevistas em profundidade com consumidores analfabetos funcionais, sendo os dados submetidos a análise do conteúdo, com apoio do software Atlas.ti. Confirmando os achados da literatura internacional, nossos dados sugerem uma maior facilidade deste grupo em processar e interpretar mensagens cujos elementos são imagéticos e guardam correspondência de 1 para 1 com a realidade. Ademais, estes entrevistados preferem realizar compras em ambientes de varejo de autosserviço, comumente recorrem a pessoas de referência e tendem a evitar o comércio online quando não encontram assistência destas pessoas. Por fim, nossos dados permitiram colocar questões e provocar reflexões, levando a proposição de uma agenda para pesquisas sobre esses consumidores no Brasil.

References

ADKINS, N. R.; JAE, H. Marketplace Vulnerability of Limited English Proficient Consumers: Opportunities to Increase Knowledge in Macromarketing, Journal of Macromarketing, v. 30, n. 1, pp. 93-104, 2010

ADKINS, N. R.; OZANNE, J. L. The low literate consumer. Journal of Consumer Research, v. 32, n. 1, pp. 93-105, 2005

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

BURSKY, B.; FORTUNA, J. Entendendo a demanda para as micro finanças no Brasil, 2002. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/microfin/01livreto.pdf 2002> Acesso em 28 jun. 2017

COBB, F. D. H. "I Wanna Text, Too!" Examining How Low-literate Adults Use New Communication Technologies and Applications. Unpublished doctoral dissertation, North Carolina State University, North Carolina, 2013

CONCEIÇÃO, L. S.; PESSÔA, L. A. G. P. A Experiência de Consumidores com Baixo Letramento em Redes Sociais e Comunicadores Instantâneos: Um Estudo Exploratório. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, n. 3, 2018

FARIA, M. D.; CASOTTI, L. M. Consumidores Socialmente Invisíveis: Pessoas com Síndrome de Down e a Barreiras do Ter. Anais do XL Encontro da Anpad, 2016

FLOCH, J. M. Semiotics, Marketing and Communication: Beneath the signs, the strategies. Nova York: Palgrave Macmillan, 2001

GAU, R.; VISWANATHAN, M. The Retail Shopping Experience for Low Literate Consumers. Journal of Research for Consumers, v. 15, 2008

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Educação, 2019. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=28203&t=resultados> Acesso em: 28 jul. 2020

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO, IPM. Indicador de Alfabetismo Funcional: INAF Brasil 2018 – Resultados Preliminares. São Paulo: IBOPE Inteligência, 2018. Disponível em: <https://ipm.org.br/relatorios> Acesso em: 28 jul. 2020

______. Indicador de Alfabetismo Funcional: INAF 2015: Analfabetismo no mundo do trabalho. São Paulo: IBOPE Inteligência, 2015. Disponível em: <https://ipm.org.br/relatorios> Acesso em: 28 jul. 2020

JAE, H.; DELVECCHIO, D. Decision-Making by Low-Literacy Consumers in the Presence of Point-of-Purchase Information. Journal of Consumer Affairs, v. 38, n. 2, pp. 342–354, 2004.

JAE, H.; DELVECCHIO, D.; CHILDERS, T. L. Are low-literate and high-literate consumers different? Applying resource-matching theory to ad processing across literacy levels. Journal of Consumer Psychology, v. 21, pp. 312–323, 2011

JAE, H.; DELVECCHIO, D.; COWLES, D. Picture-text incongruency in print advertisements among low- and high-literacy consumers. Journal of Consumer Affairs, v. 42, pp. 439−451, 2008

JAE, H.; VISWANATHAN, M. Effects of pictorial product-warnings on low-literate consumers. Journal of Business Research, v. 65, pp. 1674–1682, 2012

KANTAR IBOPE MEDIA. Notícia, 27 ago. 2016. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/servicos-ao-consumidor-mercado-financeiro-e-seguros-e-servicos-publicos-e-sociais-impulsionam-compra-de-publicidade-no-1o-semestre-de-2016-2> Acesso em 28 jun. 2017

PESSÔA, L. A. G. P. Narrativas da Segurança no Discurso Publicitário: Um Estudo Semiótico. São Paulo: Mackenzie, 2013

RIBEIRO, V. M.; BATISTA, A. A.; LIMA, A. Alfabetismo e aspirações educacionais dos jovens brasileiros nas metrópoles. Cadernos Cenpec, v. 1, pp. 197-215, 2011

SANTOS, N. C. O Analfabeto como Consumidor: Questões, Reflexões e Possíveis Esforços de Pesquisa. Anais do XLIII Encontro da Anpad, 2019

STADEN, H. V.; MERWE, D.; AARDT, A.; ELLIS, S. Low-literate consumers’ use of clothing labels amidst personal and product related challenges. International Journal of Consumer Studies, v. 41, pp. 79–86, 2017

VISWANATHAN, M., HASTAK, M.; & GAU, R. Understanding and facilitating the usage of nutritional labels by low-literate consumers. Journal of Public Policy and Marketing, v. 28, pp. 135−145, 2009

VISWANATHAN, M.; GAU, R. Functional Illiteracy and Nutritional Education in the United States, a Research-Based Approach to the Development of Nutritional Education Materials for Functionally Illiterate Consumers. Journal of Macromarketing, v. 25, n.2, pp. 187–201, 2008

VISWANATHAN, M.; ROSA, J. A.; HARRIS, J. E. Decision making and coping of functionally illiterate consumers and some implications for marketing management. Journal of Marketing, v. 69, pp. 15-31, 2005

VISWANATHAN, M.; TORELLI, C. J.; XIA, L.; GAU, R. Understanding the influence of literacy on consumer memory: The role of pictorial elements. Journal of Consumer Psychology, v. 19, pp. 389−402, 2009

Published

2021-02-04

Issue

Section

Artigos