Características Intervenientes na Escolha e Uso de Métodos de Ensino por Professores de Contabilidade

Authors

  • Marcelo Marchine Ferreira UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná https://orcid.org/0000-0002-0102-7622
  • Vitor Hideo Nasu USP - Universidade de São Paulo PPGCC/FEA Doutorando em Controladoria e Contabilidade
  • Elias Junior da Silva Araújo UEM - Universidade Estadual de Maringá PCO/UEM Mestrando em Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.38736

Keywords:

Método de ensino, Características docentes, Docência em Contabilidade, Ciências Contábeis, Conhecimento pedagógico do conteúdo.

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar características docentes que possuem relação com a escolha e uso de estratégias/métodos de ensino em contabilidade. Foram analisadas as características sexo, atuação profissional, tipo de instituição de ensino superior (IES), idade, tempo de experiencia e tempo de formação em contabilidade dos docentes. A investigação considerou 24 métodos de ensino. Participaram da pesquisa com 79 professores de IES brasileiras. Os dados foram coletados por questionário eletrônico e submetidos a testes de média e análises de correlação. Os resultados indicaram que as técnicas ensino mais frequentemente usadas são os exercícios individuais e as aulas expositivas dialogadas. Em relação ao sexo, verificou-se que as professoras estão mais propensas a usar estratégias que envolvam atividades coletivas do que os professores. Os docentes que possuem outra atividade profissional além do ensino e que atuam em IES privada reportaram usar métodos mais práticos, por exemplo, o estudo de caso e a problematização. Enquanto professores que atuam na prática contábil podem assumir disciplinas mais aplicadas, outros com perfil acadêmico podem assumir disciplinas mais teóricas e de pesquisa acadêmica. Nesse sentido, o background e a composição do corpo docente precisam ser levados em conta pelos coordenadores de curso para potencializar o ensino. Por fim, propõe-se que docentes, em especial os mais jovens, reflitam sobre as suas práticas pedagógicas para verificar se o domínio de mais métodos de ensino é necessário para melhor atender as demandas de seus alunos.

Author Biography

Marcelo Marchine Ferreira, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Graduação em Ciências Contábeis (1999) pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Administração (2004) pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Educação (2015) pela UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Atualmente sou professor em regime de dedicação exclusiva na Universidade Estadual do Paraná/Campus de Campo Mourão. Sou professor do curso de Ciências Contábeis (Métodos de Pesquisa, Estratégias de Estudos e Aprendizagem na Universidade e Introdução à Contabilidade), orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica e desenvolvo pesquisas no campo da Educação em Contabilidade. Tenho interesses de pesquisa voltados para Processos de Ensino e Aprendizagem, Currículo e Formação de Professores.

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Published

2021-12-09

Issue

Section

Artigos