RH e Estratégia – Vantagem Competitiva Real ou Apenas Discurso?

Authors

  • Carla Diniz dos Santos da Silva IBMEC-RJ
  • Ana Beatriz Moraes IBMEC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.41971

Abstract

O presente artigo teve como objetivo compreender como é considerado o capital humano na formulação e implantação da estratégia e como estão utilizando esse recurso para gerar vantagem competitiva nas organizações sob a ótica dos CEOs. A sustentação teórica desse trabalho deu-se considerando a Visão Baseada em Recursos (VBR) como a teoria estratégica que melhor fundamentou o desenvolvimento dos estudos teóricos e empíricos sobre RH como agente criador de vantagem competitiva para a firma, conforme os trabalhos de Barney (1991), Wright & McMahan (1992) e Teece, Pisano, & Shuen (1997). Esse estudo qualitativo é de caráter exploratório e foi conduzido por entrevistas em profundidade para emergir significado dado pelos entrevistados a partir de suas experiências, de forma a orientar a direção a ser tomada na análise do conteúdo obtido. Os dados foram coletados junto a 7 CEOs de empresas participantes da pesquisa de Gente e Gestão de 2018, conduzida pela consultoria Visagio e que ficaram dentre as 10 com maior maturidade nos processos de RH, segundo a pesquisa. Os resultados demonstraram que os CEOs consideram o capital humano, a cultura, as práticas de RH, o engajamento dos empregados e a gestão do conhecimento como fontes de vantagem competitiva, permitindo assim um espaço estratégico para o RH nas organizações.

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Published

2022-02-08

Issue

Section

Estratégia, Organizações, e Gestão da Informação