Desenvolvimento de Conceitos Contábeis à luz da Teoria da Atividade de Estudo por meio do Caso para Ensino Open Safari
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i3.62039Abstract
Aplicar casos para ensino vem sendo uma estratégia eficaz para construir competências relacionadas à formação na área de negócios. Entretanto, esses casos também devem propiciar o desenvolvimento conceitual por parte dos estudantes. Diante disso, este estudo buscou analisar o caso para ensino Open Safari visando o aprendizado de conceitos contábeis utilizando como base os seus elementos estruturais e os pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Realizou-se análise documental e de conteúdo no caso Open Safari. Concluiu-se que a utilização de casos para ensino alinhada às bases da TAE tem o potencial de promover aprendizado, desde que estejam estruturados a partir de tarefas de estudo que apresentem informações detalhadas de um determinado contexto para permitir a assimilação sobre a utilização de conceitos em ações práticas. Como divergências entre a TAE e o caso Open Safari foi identificado que: as informações constantes nele são mais descritivas e contextuais do que problematizadoras; seu conteúdo traz informações fictícias de um contexto que pode estar distante da realidade dos discentes, o que pode dificultar a compreensão conceitual; há questões no caso que não colaboram diretamente para a formação de conceitos, mas servem para desenvolver as habilidades de realizar julgamentos e estimativas; há ausência de dilemas e os elementos motivacionais e emocionais da Atividade de Estudo. Os resultados podem contribuir com docentes de disciplinas ligadas à contabilidade financeira ao demonstrar como as bases teóricas da TAE podem ser utilizadas para operacionalizar o ensino e promover oportunidades de aprendizagem de conceitos contábeis utilizando casos para ensino.
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