Desenvolvimento de Conceitos Contábeis à luz da Teoria da Atividade de Estudo por meio do Caso para Ensino Open Safari
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i3.62039Resumo
Aplicar casos para ensino vem sendo uma estratégia eficaz para construir competências relacionadas à formação na área de negócios. Entretanto, esses casos também devem propiciar o desenvolvimento conceitual por parte dos estudantes. Diante disso, este estudo buscou analisar o caso para ensino Open Safari visando o aprendizado de conceitos contábeis utilizando como base os seus elementos estruturais e os pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Realizou-se análise documental e de conteúdo no caso Open Safari. Concluiu-se que a utilização de casos para ensino alinhada às bases da TAE tem o potencial de promover aprendizado, desde que estejam estruturados a partir de tarefas de estudo que apresentem informações detalhadas de um determinado contexto para permitir a assimilação sobre a utilização de conceitos em ações práticas. Como divergências entre a TAE e o caso Open Safari foi identificado que: as informações constantes nele são mais descritivas e contextuais do que problematizadoras; seu conteúdo traz informações fictícias de um contexto que pode estar distante da realidade dos discentes, o que pode dificultar a compreensão conceitual; há questões no caso que não colaboram diretamente para a formação de conceitos, mas servem para desenvolver as habilidades de realizar julgamentos e estimativas; há ausência de dilemas e os elementos motivacionais e emocionais da Atividade de Estudo. Os resultados podem contribuir com docentes de disciplinas ligadas à contabilidade financeira ao demonstrar como as bases teóricas da TAE podem ser utilizadas para operacionalizar o ensino e promover oportunidades de aprendizagem de conceitos contábeis utilizando casos para ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Barbosa de Souza, Gilberto José Miranda, Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.