The disclosure of Integrated Reporting from the Perspective of Creditors and Investors
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v20i2.68532Abstract
O Relato Integrado (RI) apresenta o pensamento integrado como ponto central de um processo que visa aprimorar a qualidade das informações reportadas aos stakeholders. Além disso, permite que os provedores de capital financeiro aloquem capital de forma mais eficiente e produtiva dentro das organizações. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a relação entre a divulgação do RI com a geração de valor e aquisição de recursos por empresas do setor de energia elétrica no Brasil. Para atingir o objetivo, investigou-se a relação entre o RI e as variáveis: índice de alavancagem financeira (IAF), ratings de crédito, ofertas públicas de ações (IPO e follow-on) e valor da empresa, utilizando o Q de Tobin como proxy. Com uma amostra de 40 empresas do setor de energia elétrica instalada na B3, foi aplicada um período de 10 anos, abrangendo desde a implementação do RI (2013 a 2022). Foram testados resultados de regressão linear múltipla e regressão logística. Os resultados demonstram que o RI agrega valor sob a perspectiva de investidores que fornecem capital às organizações tanto na avaliação de ações quanto nas ofertas públicas via IPO e Follow-on. Da perspectiva dos credores, as variáveis de rating de crédito e RFL não tiveram relação estatisticamente significativa com o IR. Esses dados sugerem que a divulgação voluntária do IR no Brasil agrega valor, conforme sugerido pelo IIRC e pela Teoria da Divulgação Voluntária.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Palloma Rossany Maciel Rodrigues Oliveira, Dr., Dr.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.