A divulgação do Relato Integrado sob a Perspectiva de Credores e Investidores
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v20i2.68532Resumo
O Relato Integrado (RI) apresenta o pensamento integrado como ponto central de um processo que visa melhorar a qualidade da informação reportada aos stakeholders. Além disso, viabiliza aos fornecedores de capital financeiro uma alocação de capital mais eficiente e produtiva dentro das organizações. Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar a relação entre a divulgação do RI e a geração de valor e a captação de recursos pelas empresas do setor de energia elétrica no Brasil. Para atender ao objetivo, foi investigada a relação do RI com as variáveis: grau de alavancagem financeira (GAF), ratings de crédito, oferta pública de ações (IPO e Follow-on) e o valor das empresas, cuja proxy utilizada foi o Q de Tobin. Com uma amostra de 40 empresas do setor de energia elétrica listadas na B3, foi analisado um período de 10 anos, abrangendo desde a implementação do RI (2013) até 2022. Foram realizados testes de regressão linear múltipla e regressão logística. Os resultados demonstram que o RI agrega valor do ponto de vista dos investidores, refletindo-se especialmente na valorização das ações das empresas de Energia Elétrica listadas na B3. Contudo, não foram encontradas evidências de que sua divulgação esteja associada de forma significativa à realização de ofertas públicas de ações (IPO e Follow-on). Do ponto de vista dos credores, as variáveis ratings de crédito e GAF não apresentaram relação estatisticamente significativa com RI. Esses dados sugerem que a divulgação voluntária do RI agrega valor, conforme sugerem o IIRC e a Teoria da Divulgação Voluntária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Palloma Rossany Maciel Rodrigues Oliveira, Dr., Dr.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.