Obtenção de Conhecimento para Inovação: Benefícios e Malefícios de Processos de Gestão da Segurança da Informação
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i1.13262Abstract
A pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo descrever como os processos de segurança da informação utilizados numa empresa de fabricação de papel e embalagens influenciaram a obtenção de conhecimento em duas inovações. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de campo, com utilização de entrevistas, narrativas, observação direta e análise temática, para coleta e tratamento dos dados. A pesquisa partiu da suposição de que mesmo considerando a importância da gestão da segurança da informação e seus benefícios para uma organização, os processos de segurança lógica, física e os controles de acesso, prejudicariam o processo de obtenção e transferência de conhecimento necessário às inovações. Verificou-se a presença de cinco instrumentos de segurança física e lógica: “confidencialidade”, “controle geral de proteção”, “antivírus”, “backups” e “instrumentos de segurança para instalações”, que não interferiram de forma negativa na obtenção de conhecimento. O único bloqueio identificado no caso para a transferência de conhecimento residiu na falta de capacidade de absorção do conhecimento dos funcionários. O caso apresentado relata assim uma situação onde uma política de segurança da informação clara e coerente possibilitou o processo de obtenção e transferência de conhecimentos necessários a inovação. Em outras palavras, a partir dos resultados da pesquisa foi possível rejeitar a suposição da pesquisa.Downloads
Published
2013-02-22
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.