Evidências da Relação entre Qualificação Docente e Desempenho Acadêmico: uma análise à luz da Teoria do Capital Humano

Authors

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto FURB
  • Lara Fabiana Dallabona FURB
  • Geovanne Dias de Moura FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i1.13280

Abstract

A universidade é o local no qual se produz e dissemina o conhecimento. A teoria do capital humano fundamenta-se no conceito de que a aquisição de mais conhecimentos e habilidades aumenta o valor do capital humano das pessoas. Neste contexto, o estudo objetiva avaliar a relação entre a qualificação docente e o desempenho acadêmico de cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades da região sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de abordagem documental, com análise quantitativa dos dados. A amostra da pesquisa compreendeu 83 cursos de universidades públicas e privadas, que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2009. De maneira geral, observa-se que as universidades possuem neste curso, em média, 55% dos professores com a titulação de mestre e 10% com titulação de doutor. Os resultados encontrados mostram que as universidades com maiores proporções de docentes com formação em nível stricto sensu obtiveram melhores conceitos nesta avaliação. A análise da força da relação existente entre o desempenho acadêmico das Universidades no ENADE e a proporção total de docentes com a titulação em nível de mestrado ou doutorado, apresentou correlação positiva e estatisticamente significativa. Tais evidências sugerem a confirmação da relação observada neste estudo. Os achados da pesquisa, convergentes com a abordagem da teoria do capital humano, sugerem que pode ser conveniente para as instituições de ensino a realização de investimentos em qualificação profissional, bem como para os docentes interessados em se qualificar. Desta forma conclui-se que a formação profissional em nível stricto sensu contribui para o desenvolvimento e a acumulação de capital humano, o que gera benefícios a instituições, docentes e acadêmicos.

Published

2013-06-29

Issue

Section

Artigos