Governança Corporativa na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) como mecanismo de aperfeiçoar a Gestão na Agência

Authors

  • Fábio de Paula e Souza ANATEL
  • Tara Keshar Nanda Baidya

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13373

Abstract

No atual cenário que o país atravessa de crise de desconfiança governamental, transparência e de relacionamento com a sociedade, a Governança Corporativa é um importante instrumento para monitorar e melhorar a gestão, a governabilidade e a responsabilidade social corporativa em organizações públicas. A aplicação desse mecanismo na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) tem grande impacto para a economia e desenvolvimento tecnológico do país, captando investimentos no setor de telecomunicações, gerando confiança para investidores e estimulando a competição entre empresas, que podem oferecer produtos com melhor qualidade e serviços com preços acessíveis para os consumidores no Brasil. O presente artigo investiga e analisa através da teoria da regulação, guias e relatórios, a Governança Corporativa como mecanismo para aperfeiçoar a gestão na ANATEL, utilizando referências bibliográficas, legislação e demais documentos com o objetivo de analisar a transparência, equidade, responsabilização (prestação de contas) e responsabilidade corporativa social na Agência

Author Biographies

Fábio de Paula e Souza, ANATEL

Mestre em Administração pela UnigranrioAnalista Administrativo da ANATELPraça Quinze de Novembro, 20 -- Centro -- RJCEP: 20010010

Tara Keshar Nanda Baidya

Pós-Doutor em Administração de Empresas pela University of MichiganProfessor Adjunto do Programa de Pós-Graduação na UnigranrioRua da Lapa, nº 86, 9º andar -- Centro -- RJCEP: 25071202

Published

2016-08-22

Issue

Section

Artigos