Desempenho Acadêmico e o Uso de Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i2.13383Abstract
Este estudo teve por objetivo investigar se o uso de redes sociais influencia no desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Contabilidade. Foram coletados dados de 322 estudantes do curso Ciências Contábeis de uma universidade federal do estado de Minas Gerais, Brasil. Os resultados da regressão demonstram que as variáveis “gênero”, “motivação” e “classificação no vestibular” são significativas na explicação do desempenho acadêmico dos alunos mensurado pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). Os resultados evidenciaram que o rendimento dos estudantes do sexo masculino é inferior ao dos discentes do sexo feminino, ao nível de 5%. Também foi identificado que quanto maior o nível de motivação do estudante, maior seu rendimento acadêmico (ao nível de 1%). Por fim, foi constatado que quanto melhor classificado o aluno no vestibular, maior o seu desempenho acadêmico. No entanto, nenhuma das variáveis relativas ao uso de redes sociais (“familiaridade com recursos tecnológicos”, “horas Internet”, “horas em redes sociais” e “uso de redes sociais para estudo”) apresentou relação significativa com rendimento acadêmico. Em outras palavras, esses resultados evidenciam que o uso de redes sociais não possui impactos positivos ou negativos diretamente no desempenho acadêmico. Pode-se concluir, para a amostra analisada, que utilizar redes sociais durante o período letivo não influencia significativamente o desempenho dos alunos. Porém, pode-se verificar que a motivação está diretamente relacionada ao rendimento acadêmico dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, no que concerne à percepção de motivação, à familiaridade com recursos tecnológicos e ao uso de aplicativos.Downloads
Published
2016-08-23
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Section
Artigos
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