Estudo de Caso sobre a Não Implementação do Trem de Alta Velocidade RJ-SP
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.19514Keywords:
Administração pública, Política pública, Transporte, Transporte ferroviário, Infraestrutura de transporteAbstract
O presente artigo aborda a administração pública federal no contexto de um dos maiores projetos de infraestrutura já previstos no país, intitulado de Trem de Alta Velocidade RJ - Campinas (TAV Brasil). O trabalho não está direcionado a questões técnicas, relatando apenas detalhes que possam contribuir para um melhor entendimento acerca do avanço de tecnologia que o envolve. O foco encontra-se nas ações promovidas pelos atores envolvidos no empreendimento, bem como no contexto geral que inviabilizou o sucesso da sua concessão pública durante os dois mandatos do Presidente Lula e o primeiro mandato da Presidenta Dilma. O tema contemporâneo exigiu, na concepção deste estudo de caso, extensa pesquisa documental, realizada por meio de matérias disponíveis na internet, reportagens dos principais veículos da imprensa, artigos e textos publicados por especialistas no assunto. Entrevistas com pessoas que participaram, em algum momento, do ciclo dessa política pública enriqueceram os dados, visando à descrição de ações e da estrutura concebida para o projeto pelo Governo Federal. Os resultados giram em torno da grande complexidade do projeto e do fracasso dos leilões do TAV, durante o período de 2010 a 2014, agrupando as causas em dois grupos distintos: as originadas intragoverno e as originadas extragoverno.
References
AGU. AGU evita pagamento indevido de 270 milhões de euros pela Valec e pela União à uma empresa italiana pelo projeto do trem bala. Advocacia-Geral da União. 2013. Disponível em http://www.agu.gov.br/noticia/agu-evita-pagamento-indevido-de-270-milhoes-de-euros-pela-valec-e-pela-uniao-a-uma-empresa-italiana-pelo-projeto-do-trem-bala--1. Acesso em 16 de julho de 2018.
ARAÚJO, W. F. G. As estatais e as PPPs: o Project Finance como estratégia de garantia de investimentos em infraestrutura. Revista do Serviço Público, Brasília, vol. 57, n. 2, p. 169-190, abr./jun. 2006. http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1540
BORGES, L. F. X.; FARIA, V. C. S. Project Finance: considerações sobre a aplicação em infra-estrutura no Brasil. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, vol. 9, n. 18, p. 241-280, dez. 2002. https://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev1808.pdf
CANO, W. Crise e industrialização no Brasil entre 1929 e 1954: a reconstrução do Estado Nacional e a política nacional de desenvolvimento. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 444-460, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572015v35n03a04
CARVALHO, M. L.; BARBOSA, R. C. G.; SOARES, J. B. Implementação de política pública: uma abordagem teórica e crítica. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, Anais... Mar del Plata - Argentina, 2010. p. 1-13. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97020
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2003.
DA MOTTA, D. M.; AJARA, C. Configuração da rede urbana do Brasil. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 100, p. 5-23, 2001. http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/222/183
FABRINI, F. Justiça italiana cobra R$ 585 mi do Brasil por projeto do trem-bala. O Estado de São Paulo. 2012. Disponível em http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,justica-italiana-cobra-r-585-mi-do-brasil-por-projeto-do-trem-bala,847501. Acesso em 16 de julho de 2018.
GODOY, A. S. Estudo de Caso Qualitativo. In: SILVA, A. B.; GODOI, C. K.; MELLO, R. B. de (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
GRAHAM, A. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
JUSTEN FILHO, M. Teoria geral das concessões de serviço público. São Paulo: Dialética, 2003.
LOBO, C.; MATOS, R. Migrações e a dispersão espacial da população nas Regiões de Influência das principais metrópoles brasileiras. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo: ABEP, v. 28, n. 1, p. 81-101, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-30982011000100005
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, H. F. Uma teoria da fragmentação de políticas públicas: Desenvolvimento e aplicação na análise de três casos de políticas de gestão pública. 2003. 254 f. Tese (Doutorado em Administração) -- Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, 2003. https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/3264
MENDES, K. ANTT recebe terceiro pedido de adiamento do leilão do trem-bala. O Estado de São Paulo. 2011. Disponível em http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,antt-recebe-terceiro-pedido-de-adiamento-do-leilao-do-trem-bala,75074e. Acesso em 16 de julho de 2018.
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E AVIAÇÃO CIVIL. Adiamento do leilão do TAV não compromete continuidade do projeto. Últimas Notícias. 2013. Disponível em http://www.transportes.gov.br/ultimas-noticias/2121-adiamento-do-leilo-do-tav-nocompromete-continuidade-do-projeto.html. Acesso em 16 de julho de 2018.
NUNES, B. F.; MOURA, H. V. Imaginário urbano e conjuntura no Rio de Janeiro. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 91-105, 2013. http://dx.doi.org/10.7213/urbe.7787
OLIVEIRA, A. G.; PISA, B. J. IGovP: índice de avaliação da governança pública - instrumento de planejamento do Estado e de controle social pelo cidadão. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 5, p. 1263-1290, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612136179
PECI, A.; PIERANTI, O. P.; RODRIGUES, S. Governança e new public management: convergências e contradições no contexto brasileiro. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 15, n. 46, p. 39-55, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302008000300002
PROCOPIUCK, M.; FREY, K. Articulações organizacionais em redes de políticas públicas no ciberespaço: o caso da política de difusão social de TICS em Porto Alegre e Curitiba. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 16, n. 51, p. 687-706, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302009000400005
REIS, L. S. Políticas públicas sob a ótica do novo gestor: o public policy-cycle de Howlett e Ramesh como estratégia para ação do Estado, Revista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Brasília, vol. 10, n. 1, jan./jun. 2011. https://drive.google.com/file/d/0BxnWe4FQdTbSSHZuVUdRWW1nbW8/edit
RIBEIRO, G. M. de A.; ASENSI, F. D. Burocracia, desafios administrativos e cidades no Brasil. Revista de Direito da Cidade, v. 7, n. 4, p. 1628-1644, 2015. http://dx.doi.org/10.12957/rdc.2015.20909
SARAIVA, E.; FERRAREZI, E. (orgs.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006.
SECCHI, L. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 347-369, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122009000200004
SEDIYAMA, G. A. S. et al. Políticas Públicas Ambientais e a Transparência da Gestão Pública Municipal: O caso do Município de Viçosa-Minas Gerais. Espacios Públicos, v. 19, n. 46, 7-26, 2016. http://politicas.uaemex.mx/espaciospublicos/images/stories/fruit/PDF/Rev_46/01_Polticas_Pblicas_Ambientais_e_a_Transparncia_da_Gesto_Pblica_Municipal.pdf
SILVA, F. G. F. et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? Um estudo quantitativo. JTL-RELIT. Journal of Transport Literature, Manaus, vol. 7, n. 2, p. 124-145, 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Revista Sociologia, Porto Alegre, ano 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003
SOUZA, L. A. F. Políticas de Segurança no Brasil: Desafios Diante das Novas Agendas. REPOL - Revistas de Estudos de Política, Campina Grande, vol. 1, n. 2, p. 9-29, 2012. http://hdl.handle.net/11449/114846
VAZ, J. C.; LOTTA, G. S. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 45, n. 1, p. 107-139, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122011000100006
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração (14. ed.). São Paulo: Atlas, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.