Feminicídios Íntimos e os Custos Econômicos: um Estudo no Âmbito de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28717Abstract
O estudo teve por objetivo identificar o custo econômico incorrido a partir de feminicídios íntimos no Estado de Santa Catarina. Embora o valor obtido seja estimado, conforme questões que serão apresentadas ao longo do artigo, é fundamental que ele seja mensurado, para que se traga o problema do feminicídio íntimo para o debate público, evitando assim argumentos advindos de um plano retórico e emocional para uma discussão racional de como se organizar uma eficiente política pública preventiva. Optou-se por determinar o custo econômico do feminicídio estimando o valor presente do capital humano perdido. A principal razão se dá pelo perfil de dados que foram obtidos durante a etapa de coleta. Foram coletados dados junto ao IBGE e cinco órgãos estaduais, em especial a SSP-SC. Estima-se que entre 2011 a agosto de 2018 o custo do feminicídio íntimo em Santa Catarina foi de R$ 424,3 milhões, o que representa um valor per capita de R$ 60,60. Esse valor deve ser encarado como um limite inferior para o custo social do feminicídio íntimo no Estado, uma vez que outros fatores decorrentes desse crime não foram calculados, como: os custos com o sistema de justiça e policial; as despesas hospitalares; os custos intangíveis motivados por dor, sofrimento e medo; a perda de produtividade motivada por traumas e morbidade, entre tantos outros.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.