Value Relevance de Ativos Intangíveis e Internacionalização das Empresas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i2.56440Keywords:
ativos intangíveis, value relevance, internacionalização, ADR, SG&A.Abstract
O objetivo do trabalho foi verificar a influência da internacionalização das empresas sobre a value relevance de ativos intangíveis. Tal proposta foi concebida a partir de evidências que indicam que (i) a value relevance de ativos intangíveis é mais forte em mercados desenvolvidos do que em mercados emergentes, e (ii) a elevada participação de investidores estrangeiros na bolsa brasileira faz com que o mercado local sofra grande influência desses agentes. A amostra foi composta por 94 empresas brasileiras de capital aberto, considerando o período entre 2012 e 2021. Foram efetuadas adaptações ao modelo de Ohlson (1995) e processadas as informações históricas por meio de regressão linear com dados em painel e controle de efeitos fixos. Os resultados demonstraram que os ativos intangíveis capitalizados no Balanço Patrimonial são relevantes para o mercado, com exceção do goodwill. Também demonstraram relevância nos ativos intangíveis registrados na Demonstração do Resultado, inclusos em despesas SG&A, pesquisa e desenvolvimento e publicidade e propaganda. Entre as medidas de internacionalização, houve maior significância para a variável ADR. Com isso, as observações foram separadas conforme esse atributo criando dois clusters. A regressão para o grupo de empresas com ADR retornou maior significância em favor da value relevance de ativos intangíveis. Em análise adicional, observou-se resultados que também apontam para maior relevância desses ativos no contexto de participação estrangeira no capital e de exportações. O trabalho contribui com o meio acadêmico, agentes reguladores e investidores no sentido de auxiliar no entendimento da relevância de ativos intangíveis para o mercado de capitais.
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