Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Sociedade, Contabilidade e Gestão tem como missão apresentar, a acadêmicos e profissionais, a Contabilidade como uma ferramenta necessária em um ambiente cada vez mais interconectado e diverso, auxiliando a sociedade nos inúmeros desafios sociais, ecológicos, distributivos e de alocação que se apresentam.

 

As áreas de pesquisa contemplam, mas não exclusivamente, os seguintes itens:

 

Contabilidade e Controle Gerencial

  • Desenho, uso e mudança dos sistemas e práticas de contabilidade e controle gerencial.
  • Contabilidade e controle gerencial para a sustentabilidade e resultados sustentáveis (ex.: inovações sustentáveis e desempenho ESG).
  • Contabilidade e controle gerencial para apoiar organizações (ex.: startups) e atividades (ex.: práticas de inovação aberta) inovadoras.
  • Sistemas de gestão e mensuração de desempenho.
  • Análise e gestão de custos.
  • Controladoria em organizações com e sem fins lucrativos.
  • O papel dos contadores gerenciais e dos controllers na contemporaneidade.
  • Aplicação de métodos e abordagens inovadoras na pesquisa em contabilidade e controle gerencial (ex.: análise comparativa qualitativa fuzzy-set).

 

Contabilidade, Estratégia e Gestão 

  • O papel da informação contábil e seus processos na avaliação de negócios e estratégias empresariais;
  • A contribuição das práticas contábeis para o surgimento, manutenção e transformação das organizações;
  • O papel da contabilidade no desenvolvimento de novas formas de organizações e instituições, públicas e privadas;

 

Cont. Financeira e Auditoria e Finanças 

  • A relevância da informação contábil nas decisões corporativas e nos relacionamentos com os diversos stakeholders das organizações;
  • Estudos comportamentais e as práticas contábeis;
  • O relacionamento entre a contabilidade e a auditoria na responsabilização dos diversos atores nas organizações públicas e privadas, e na solução dos dilemas éticos e promoção da justiça social;
  • Os papéis e práticas de auditoria, firmas de auditoria e auditores nas decisões corporativas e avaliações organizacionais e sociais;
  • A regulação na contabilidade, seus desafios, desenvolvimentos e impactos;

 

Finanças e Mercado de Capitais 

  • O papel da contabilidade no processo de formação de capital, incluindo seu impacto nos mercados financeiros (nacionais e internacionais);
  • A importância da contabilidade na tomada de decisões em investimentos, na garantia da integridade do mercado de capitais e no gerenciamento de risco dos investidores;
  • O impacto da contabilidade na precificação de ativos da economia e na emissão de dívidas das empresas.

 

Contabilidade e Finanças Públicas 

  • A informação contábil, seus processos e comunicação, e seu impacto nas decisões políticas e econômicas dos diversos atores que compõem a sociedade organizada;
  • O papel da contabilidade no desenvolvimento de serviços públicos de entes governamentais e do terceiro setor, nos diversos níveis (local, nacional e transnacional);

 

Sustentabilidade, Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais 

  • Responsabilidade Social Corporativa, seus atores, processos e inter-relações como elementos necessários ao desenvolvimento sustentável;
  • A contabilidade ambiental e seu papel no desenvolvimento sustentável e na gestão ambiental;
  • Impactos econômicos, sociais e ambientais das políticas de desenvolvimento sustentável;
  • A contabilidade, a negociação e os mercados de crédito de carbono.

 

Educação e pesquisa Contábil 

  • O ensino em contabilidade e seus desafios, desde a estrutura curricular à qualidade da educação e seus métodos;
  • O uso de novas tecnologias no ensino;
  • Os desafios educacionais na área envolvendo inclusão, escolha e permanência nos cursos;
  • O ensino e formação na graduação;
  • Formação docente na pós-graduação em contabilidade;
  • Análise da produção acadêmica na área contábil e discussão de novas frentes de pesquisa.

 

Profissão Contábil 

  • O papel da informação contábil no estabelecimento de relações democráticas no ambiente de trabalho, e na gestão de pessoas nas organizações;
  • Questões de gênero e classes, a profissão contábil e seu exercício nos diversos ambientes de trabalho;
  • Pesquisas que resgatem o papel histórico da contabilidade, seu caráter social e seu papel na construção das organizações como as conhecemos.
  • Reavaliações do papel da contabilidade, da informação e da profissão contábil, frente às inovações tecnológicas;

 

Marketing

  • Estratégia em marketing, com foco em estudos que se aproximem da atividade contábil, tais como a mensuração de resultados financeiros e econômicos de marketing, e as influências das atividades de marketing no valor das empresas, além de temáticas que versem sobre práticas mais amplas de marketing em organizações e empresas privadas e públicas;
  • Comportamento do consumidor e seus impactos em marketing, com foco em abordagens tanto qualitativas, quanto quantitativas, além de enquadramentos teóricos diversos para explicar o fenômeno do consumidor;
  • Críticas em marketing, com foco em estudos que apresentem diferentes perspectivas epistemológicas para explicar o fenômeno do consumo.

 

Diversidade e Inclusão nos Espaços Contábeis
  • Investigações sobre gênero, sexualidade, classe social, raças, etnias, etarismo, capacitismo, diferentes culturas e religiões, (re)produção das desigualdades na profissão contábil, violências simbólicas e não-simbólicas, interseccionalidade e imbricamento.
  • Estudos em comunidades indígenas e quilombolas, reflexões sobre formas de colonialismo, vozes subalternas em contabilidade e saberes subalternos.
  • Impacto das políticas de diversidade, gestão da diversidade e inclusão de diferentes grupos sociais, a contabilidade como ferramenta contra desigualdades sociais.
  • Investigações que discorram sobre formas de contabilidade emancipatória, utópica e visionária, práticas de empoderamento, regimes de (in)equidade, políticas e iniciativas relacionadas à maternidade/paternidade, pedagogia queer e perspectivas queer.
  • Importância da inclusão e diversidade no desenvolvimento de pessoas, grupos, organizações e sociedade, com uma abordagem de prática LGBTQIA+, prática ética e liderança feminista.
  • Estudos teóricos, bibliográficos, revisões de literatura e outras formas de escrita, como escrevivência e escrita feminista que abordem a diversidade e inclusão nos espaços contábeis. 

 

"Revista SCG não cobra qualquer taxa pela submissão ou edição de artigos."

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados segundo o sistema de double-blind review com, pelo menos, dois consultores ad hoc., assegurando desta maneira o julgamento com base no conteúdo submetido e, consequentemente, a isenção do processo de avaliação.

Conforme regulamento, estes consultores não podem ser da mesma instituição e nem coautores habituais de nenhum dos autores do artigo sob análise.

Periodicidade

A Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão é publicada quadrimestralmente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Revista SCG não cobra qualquer taxa pela submissão ou edição de artigos.

SCG Journal does not have any submission or processing charges (APCs).

Manual do Processo Editorial da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)

Este manual tem como objetivo descrever detalhadamente cada etapa do processo de editoração de um artigo submetido à SCG, desde sua inclusão no site pelos autores, até sua publicação ou rejeição.

  1. Os artigos submetidos devem estar gramaticalmente revisados e com formatação compatível com as exigências da revista. O não atendimento a estes itens pode implicar numa rejeição preliminar do artigo.
  2. Antes do envio aos pareceristas (no mínimo dois) os artigos serão analisados previamente pelo editor e/ou editores associados quanto à adequação a linha editorial da revista, à relevância científica, ao ineditismo e à boa apresentação (redação e estrutura).
  3. Caso não aprovados os artigos são devolvidos para os autores com um parecer de inadequação à linha editorial da SCG. Já os artigos aprovados nesta etapa são enviados para no mínimo dois avaliadores, no sistema Double Blind Review.
  4. Os pareceres são feitos de acordo com a Ficha de Avaliação de Artigo apresentada ao final deste Manual.
  5. Ressalta-se que a recomendação final do parecerista é apenas uma indicação, cabendo a decisão final ao editor e/ou editores associados.
  6. No caso de discrepância entre as avaliações recebidas, o editor e/ou editores associados podem encaminhar o artigo para um terceiro parecerista, de maneira a sustentar melhor sua decisão editorial.
  7. Após a decisão editorial, os autores são notificados via email, onde constarão os pareceres e outras recomendações do editor e/ou editores associados.
  8. Caso a decisão seja “Aceitar mediante alterações sugeridas” ou “Retornar para nova avaliação após mudanças sugeridas”, os autores são informados sobre o prazo para encaminharem à revista os documentos referentes a nova versão do trabalho. Em linhas gerais, este tempo não ultrapassa 30 dias.
  9. Os documentos referentes a nova versão do trabalho devem conter: (i) a nova versão do artigo com marcação das revisões/alterações feitas sobre a versão inicial submetida; (ii) a nova versão do artigo sem marcas de revisão e (iii) uma carta resposta aos pareceristas onde cada comentário/sugestão dos mesmos deve ser respondida de forma clara, indicando se e como a sugestão foi incorporada ao texto, e caso não, a justificativa para tal. Os 3 documentos serão encaminhados aos pareceristas para análise.
  10. Caso a decisão seja “Aceitar” os autores receberão um modelo para formatação final do artigo com vistas à publicação na revista. A inclusão em um número/edição está condicionada a apresentação dessa versão formatada para publicação.
  11. Todo processo de avaliação é transparente e pode ser acompanhado pelos autores diretamente no site da revista. As informações sobre os passos no processo de avaliação são evidenciadas regularmente.

Ficha de Avaliação de Artigo submetido à Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)

Artigo:

Data para Devolução:

 

Avalie de 1 a 5 cada um dos itens a seguir, sendo 1 o menor grau (Deficiente) e 5 o maior grau (Ótimo).

 

Depois liste os pontos fortes e fracos do artigo e faça comentários e/ou sugestões para a melhoria do trabalho. Com base em toda sua avaliação, faça uma recomendação à aprovação ou não do artigo. Deve-se, a medida do possível, guardar um mínimo de coerência entre esta recomendação e os itens avaliados anteriormente.

As seguintes diretrizes devem ser seguidas para que seu trabalho se torne efetivamente construtivo:

  • Você deve procurar fazer um parecer cordial e positivo, que forneça contribuições pertinentes e construtivas para aperfeiçoamento do trabalho sob análise;
  • O objetivo de sua avaliação não é recomendar ou não a publicação do artigo. Isso é função do editor e do corpo editorial científico;
  • Você não deve, de forma alguma, avaliar um artigo do qual tenha conhecimento sobre sua autoria;
  • Ao indicar falhas no artigo, seja direto, objetivo e claro. Aponte o que pode estar errado e, sempre que possível, indique caminhos para solucionar o problema identificado.

É muito importante que você liste os pontos fortes e fracos e faça seus comentários e sugestões no intuito de gerar feedback aos autores, que proporcione oportunidade de melhoria do artigo. Use o espaço que achar necessário.

 

ITEM

1

2

3

4

5

Atualidade e originalidade do tema (peso 1)

 

 

 

 

 

Qualidade da redação e organização do texto (peso 1)

 

 

 

 

 

Clareza na definição e alcance dos objetivos propostos (peso 2)

 

 

 

 

 

Qualidade da fundamentação teórica (peso 3)

 

 

 

 

 

Adequação da escolha e da aplicação da metodologia (peso 3)*

 

 

 

 

 

Qualidade da análise e da conclusão (peso 3)*

 

 

 

 

 

Relevância e contribuição do trabalho para a área (peso 2)

 

 

 

 

 

*No caso de ensaios teóricos esses itens não são aplicáveis.

 

Recomendação:

( ) Aceitar
( ) Aceitar mediante alterações sugeridas
( ) Retornar para nova avaliação após mudanças sugeridas
( ) Não Aceitar

 

Pontos Fortes:

 

Pontos Fracos:

 

Comentários/Sugestões de Melhorias:

 

Regulamento da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG)

Este documento tem como objetivo mostrar a estrutura científica da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) da FACC/UFRJ.

Neste sentido, apresenta-se a seguir uma descrição do escopo da revista, de algumas regras gerais e de cada instância de sua estrutura científica:

  1. A Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão (SCG) tem como missão contribuir para a construção, disseminação e integração de conhecimentos nas áreas de Contabilidade e Gestão, favorecendo o desenvolvimento social.

  2. Para isto a revista tem como objetivos: a) difundir o conhecimento na sociedade, b) estimular o debate tendo em vista a contribuição de diversas áreas de conhecimento, c) permitir uma percepção mais clara da realidade e d) expandir os limites do conhecimento.

  3. A revista aceitará artigos na área de auditoria, perícia contábil, contabilidade financeira, contabilidade gerencial, contabilidade ambiental, relatórios sociais, marketing, finanças, estratégia, organizações, logística, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão de inovação e tecnologia e áreas congêneres.

  4. Os trabalhos serão avaliados segundo o sistema de double-blind review com, pelo menos, dois consultores ad hoc., assegurando desta maneira o julgamento com base no conteúdo submetido e, consequentemente, a isenção do processo de avaliação. Os artigos submetidos devem estar gramaticalmente revisados e com formatação compatível com as exigências da revista. A medida do possível, os autores devem evitar o envio de mais de dois artigos por ano para a SCG, pois existe uma política de publicação de no máximo um artigo por autor por ano.

  5. A estrutura científica tem a seguinte formatação:

    1. Editor: O editor da SCG é sempre escolhido em consulta ao Conselho Editorial e possui mandato de três anos, renovável para igual período. Sua indicação é feita pelo Conselho Editorial com base em lista tríplice formalizada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ e pela Direção da FACC/UFRJ. Esta lista é formada por professores do programa, que tenham interesse em ocupar a função de editor do periódico. A formação desta lista tem como base uma séries de fatores, dentre os quais destaca-se: liderança como pesquisador, reconhecimento da comunidade, histórico da atuação na SCG e em outros periódicos e produtividade acadêmica. O editor é o responsável pela condução da revista, sendo o gestor de todas as suas atividades, desde a recepção dos artigos, passando pelo processo de avaliação, até a publicação dos artigos aceitos. O editor é o representante oficial da revista, junto a todos os órgãos internos e externos à UFRJ. Editor-Adjunto: O editor-adjunto é escolhido pelo editor para junto com ele conduzir a revista. Sua função é de auxiliar o editor na consecução de suas tarefas, principalmente no que diz respeito à avaliação preliminar dos artigos submetidos e condução do processo de avaliação pelos pareceristas. Seu mandato é restrito ao mandato do editor que o nomeou.

    2. Comitê-Executivo: Auxilia o editor nas questões administrativas relacionadas à revista, principalmente no que diz respeito ao seu site. Não se envolve em questões editoriais.

    3. Conselho Editorial: Tem atuação de forma colegiada, sendo formado, além do editor, por membros de reconhecida importância para a área de atuação da revista, especialmente Administração e Contabilidade. Este conselho é responsável de dirimir, junto com o editor, as questões sobre a política editorial da revista.

    4. Corpo Editorial Científico: Não tem atuação de forma colegiada, sendo formado por pesquisadores das áreas de Administração e Ciências Contábeis, das mais diferentes instituições de ensino, tendo como papel auxiliar o editor, principalmente no que diz respeito ao processo de avaliação, atuando não só na análise preliminar do artigo, mas também auxiliando na escolha dos pareceristas. Além disso, os membros do Corpo Editorial Científico também podem atuar junto ao editor nas decisões editoriais, desde que seja solicitada sua intervenção.

    5. Avaliadores: Primordialmente, cabe aos pareceristas/avaliadores avaliar dentro do prazo sugerido ou acordado o artigo submetido para sua análise. Isso deve ser feito tomando-se como base os quesitos listados na ficha de avaliação, além de uma análise qualitativa que deve apontar pontos fortes e fracos e sugestões de melhorias.

  6. Quando da identificação de qualquer fraude por conta de algum artigo já publicado na revista, o editor notificará os autores sob a retirada do artigo do site da revista. Este procedimento, que terá aprovação do Conselho Editorial, será feito imediatamente após a identificação do problema.

  7. Todo material divulgado pela SCG é de acesso livre e irrestrito. Porém, é obrigação do usuário da informação referenciar a fonte, sob pena de crime de plágio caso não o faça adequadamente.

  8. Todo o processo editorial, desde a recepção de artigos até sua publicação, passando pelo processo de avaliação, que pode aceitar ou não o artigo, está descrito no Manual do Processo Editorial, que se encontra disponível no site da revista. Além disso, também no site encontram-se as regras para submissão de artigos, com a descrição dos aspectos de formatação dos mesmos.

  9. Não é permitido ao editor da revista publicar artigos de sua autoria, durante o prazo que ocupar a função.

  10. Quando um artigo utiliza informações sobre uma ou mais empresas ou indivíduos, de forma explícita, é exigido dos autores, no ato da submissão, um termo de aceitação formal do citado, em relação à publicação do artigo com suas informações.

  11. Fica o avaliador expressamente proibido de utilizar o conteúdo (mesmo que parcialmente) de qualquer artigo submetido para sua avaliação, antes que o mesmo seja publicado.

  12. Quaisquer outras questões não previstas neste documento serão dirimidas pelo Conselho Editorial e/ou pelo Editor da revista.