Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível. Incluir DOi nas referências, quando aplicável.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Todos os artigos submetidos a partir de primeiro de Janeiro/2024, em caso de aprovação, serão publicados em uma segunda língua. Caberá aos autores providenciar uma tradução qualificada do manuscrito aprovado, para a qual a revista pode indicar profissionais para tradução. Para os artigos submetidos em português, a segunda língua é o inglês; para os artigos submetidos em inglês, a segunda língua é o português; e para os artigos submetidos em espanhol, a segunda língua é o inglês.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA ARTIGOS
REVISTA SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO

  1. Os artigos devem ser inéditos não devem estar sendo avaliados em outro periódico nacional ou internacional. Os artigos publicados em Anais de Eventos serão considerados inéditos para fins de publicação na SCG. Porém, neste caso, os autores devem informar na carta ao editor o nome do evento e o ano da publicação do artigo.
  2. Os artigos serão analisados com software antiplágio durante as etapas editoriais.
  3. Serão aceitos artigos em português, inglês ou espanhol.
  4. Os artigos devem possuir, em linhas gerais, a seguinte estrutura: introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados, conclusões, referências e anexos e apêndices.
  5. O detalhamento de todo o processo editorial pode ser visto no Manual do Processo Editorial, disponível no site da revista.
  6. A submissão deve ser feita através do seguinte endereço eletrônico: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg
  7. Os autores devem enviar três arquivos: o primeiro com o texto completo do artigo sem qualquer identificação (inclusive nas propriedades do documento); o segundo, uma folha de rosto com os dados dos autores; e o terceiro uma carta ao editor, apresentando o artigo e o porquê a SCG deveria publicá-lo. O primeiro arquivo (arquivo 01) deve ser enviado como documento principal e o segundo (arquivo 02) e o terceiro (arquivo 03) como documentos suplementares. 
  8. O texto completo do artigo (arquivo 01), deve obedecer às seguintes orientações:
    • 8.1.   Artigos em português ou espanhol devem apresentar título, resumo e palavras-chave também em inglês.
    • 8.2.   Os artigos originalmente em inglês devem apresentar título, resumo e palavras-chave também em português.
    • 8.3.   O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras.
    • 8.4.   Orientações quanto a formatação:
      • 8.4.1. Devem utilizar fonte Times 12 e ter até 12.000 palavras, incluindo ilustrações, referências, notas de final de texto, anexos e apêndices. 
      • 8.4.2. Papel A4 com margens: superior e esquerda = 3 cm - inferior e direita = 2 cm.
      • 8.4.3. Espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas), justificado e com recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo.
      • 8.4.4. Citações, quadros, tabelas, figuras e referências ao final do texto devem seguir as Normas da APA.
      • 8.4.5. Todas as ilustrações (tabela, quadro, equação) devem ser editáveis no corpo do texto, entretanto no caso de gráfico e figura devem constar no arquivo como imagem.
      • 8.4.6. As palavras-chaves devem ser separadas por ponto e vírgula, com 3 a 5 palavras-chaves.
  9. No segundo arquivo (arquivo 02), após o título devem vir os dados dos autores: nome, titulação (com a instituição de formação), cargo e vínculo institucional, endereço completo, email, também ORCID e deve atualizar o cadastro no site da revista. Cada artigo só poderá ter até 4 autores.
  10. Na carta ao editor (arquivo 03) os autores devem sugerir a área de pesquisa em que sua submissão deve ser enquadrada. Entretanto, os autores devem estar cientes que essa definição é, em última instância, do editor. 
  11. A Revista SCG não cobra qualquer taxa pela submissão ou edição de artigos.
  12. Todos os artigos submetidos a partir de primeiro de Janeiro/2024, em caso de aprovação, serão publicados em uma segunda língua. Caberá aos autores providenciar uma tradução qualificada do manuscrito aprovado, para a qual a revista pode indicar profissionais para tradução. Para os artigos submetidos em português, a segunda língua é o inglês; para os artigos submetidos em inglês, a segunda língua é o português; e para os artigos submetidos em espanhol, a segunda língua é o inglês. ATÉ 31/12/2023 OS AUTORES QUE OPTAREM, PODEM PUBLICAR O ARTIGO EM SEGUNDA LÍNGUA.
  13. Se os autores quiserem adicionar a informação sobre a instituição financiadora, que o faça nos Comentários ao Editor no site.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.