Papéis de Recursos Humanos: Uma Visão Ampliada pelas Ações e Expectativas Percebidas
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v1i1.13113Resumo
Os papéis de Recursos Humanos têm sido abordados na literatura com base na prescrição de ações. Este trabalho propõe que além das ações, sejam consideradas as expectativas percebidas, tendo como fundamentação o conceito de papel social. Nesta perspectiva, analisa os papéis subjacentes a conceitos de Recursos Humanos propostos por autores brasileiros, americanos e europeus, e os compara aos papéis que os profissionais de Recursos Humanos entendem desempenhar e aqueles que gostariam de desempenhar. A pesquisa, exploratória-descritiva, coletou dados mediante questionário fechado de uma amostra não-probabilística de 225 gestores brasileiros, tendo sido tratados com análise multivariada. Os resultados permitiram identificar os papéis estratégico, de cuidador das necessidades dos empregados e provedor de serviços informatizados como desempenhados e os papéis estratégico e provedor de competências como os almejados. Os gestores de RH e os gestores de áreas clientes possuem expectativas diferentes quanto ao papel estratégico a ser desempenhado. Este trabalho pretende contribuir para um posicionamento consciente dos profissionais de RH frente aos papéis que desempenham, tendo como base o conceito de papel social, contemplando a análise de ações e expectativas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.