O Ensino de Contabilidade Estratégica nas IES Públicas do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Alexandre Silveira Lopes FACC/UFRJ
  • Aracéli Cristina de S. Ferreira FACC/UFRJ
  • Márcio Martins Ferreira FACC/UFRJ
  • Roberto Breves Christo da Silva FACC/UFRJ
  • Vinicius Silveira Marques FACC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i2.13127

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal verificar o grau de presença dos principais conceitos de contabilidade estratégica, nas ementas das disciplinas dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, o ponto de partida é uma breve exposição do papel das IES, destacando-se a sua importância para a formação dos profissionais contábeis e para o desenvolvimento das competências dessa categoria. Na seção seguinte são levantados alguns aspectos históricos da evolução da profissão contábil até o atual cenário, onde surge a abordagem da contabilidade estratégica. Na seqüência são apresentadas algumas das principais definições de contabilidade gerencial estratégica, formalizadas por estudiosos, e levantados os principais conceitos da área, que servirão como base para formação do quadro de referência desta pesquisa. Ainda na revisão de literatura procuramos identificar diferenças entre países no ensino de contabilidade estratégica. Na seção seguinte é realizada a análise propriamente dita, onde as informações contidas nas ementas das disciplinas são analisadas e tabuladas de acordo com os conceitos de contabilidade estratégica tidos como referência. Após isto, seguem-se as considerações finais.

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Publicado

2010-01-28

Edição

Seção

Artigos