O Ensino de Contabilidade Estratégica nas IES Públicas do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i2.13127Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal verificar o grau de presença dos principais conceitos de contabilidade estratégica, nas ementas das disciplinas dos cursos de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, o ponto de partida é uma breve exposição do papel das IES, destacando-se a sua importância para a formação dos profissionais contábeis e para o desenvolvimento das competências dessa categoria. Na seção seguinte são levantados alguns aspectos históricos da evolução da profissão contábil até o atual cenário, onde surge a abordagem da contabilidade estratégica. Na seqüência são apresentadas algumas das principais definições de contabilidade gerencial estratégica, formalizadas por estudiosos, e levantados os principais conceitos da área, que servirão como base para formação do quadro de referência desta pesquisa. Ainda na revisão de literatura procuramos identificar diferenças entre países no ensino de contabilidade estratégica. Na seção seguinte é realizada a análise propriamente dita, onde as informações contidas nas ementas das disciplinas são analisadas e tabuladas de acordo com os conceitos de contabilidade estratégica tidos como referência. Após isto, seguem-se as considerações finais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.