O Papel da Tecnologia da Informação na Formação do Profissional de Ciências Contábeis: um Estudo sobre as Percepções dos Professores das IES da Cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Nilson Gianoto Júnior FACC/UFRJ
  • Mônica Zaidan Gomes FACC/UFRJ
  • José Augusto Veiga da Costa Marques FACC/UFRJ
  • Ivan Canan FACC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i2.13128

Resumo

O objetivo geral desse trabalho é mensurar a importância atribuída por professores de cursos de ciências contábeis a competências sobre Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação para a formação profissional dos contadores e examinar o modo como tais competências são desenvolvidas em suas disciplinas. Por meio de revisão de literatura no Brasil e no exterior, levantou-se os tópicos de Sistemas de Informação considerados essenciais à formação do profissional contábil e elaborou-se um questionário que foi utilizado nas entrevistas com os professores de duas instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. O estudo também abordou a percepção dos educadores sobre as importâncias de conhecimento e utilização de várias categorias de software para a formação dos futuros contadores. Os resultados sugerem que é necessária uma reestruturação do conteúdo de disciplinas para integrar os tópicos de Sistemas de Informação e Tecnologia de Informação com o conteúdo atualmente abordado nelas, a fim de atender às novas necessidades dos profissionais da área contábil. Em alguns casos tais mudanças acontecem de forma lenta e gradual porque os recursos das instituições não são suficientes.

Downloads

Publicado

2010-01-28

Edição

Seção

Artigos