Moradas da Lagoa: Uma Vivência Comunitária e Produtiva
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v3i1.13145Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência da prática de gestão social numa intervenção de desenvolvimento territorial, buscando retratar as dinâmicas estabelecidas nas relações de cooperação e de conflito no contexto vivenciado, as quais vão promover a tão chamada “governança”, através de novos padrões de interação entre os atores institucionais presentes: os órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, empresas privadas e a comunidade. Para tanto, foi feita uma análise do processo da gestão social e das relações de produção e trabalho capitalista e, em alguns casos relação de produção pautada na economia popular solidária, as quais vivenciam lógicas e racionalidades diferentes e, em muitos momentos, contraditórias, embora estejam inseridas no contexto capitalista mercantilista. Neste contexto a lógica é utilitária e competitiva e sua racionalidade é instrumental; por outro lado existem iniciativas de economia popular que são norteadas pela lógica da reciprocidade e das relações de proximidade, tendo a racionalidade substantiva conformando as relações de produção e de trabalho. No final, são apontadas algumas questões interrogativas de um processo de intervenção no contexto capitalista de desenvolvimentoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.