Análise da Qualidade de Serviços Bancários on-line pelo Computador: Um Estudo sob a Ótica dos Clientes no Papel de Usuários
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v3i1.13146Resumo
O aumento da competitividade na economia global trouxe para as empresas uma preocupação que consiste em oferecer bens e serviços com qualidade para uma clientela cada vez mais exigente. Tendo em paralelo uma tendência irreversível da crescente industrialização do setor de serviços que cada vez mais utiliza novas tecnologias, principalmente o processamento eletrônico de dados e de telecomunicações, deve-se ampliar a importância deste setor através do desenvolvimento de técnicas de gestão adequadas, não esquecendo da preocupação que se deve ter com a qualidade e produtividade do mesmo para que contribua cada vez mais para melhoria do padrão de vida das pessoas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade dos serviços bancários on-line pelo computador sob o ponto de vista dos clientes no papel de usuários. Utilizou-se abordagem de aporte do método qualitativo ao quantitativo, com aplicação de questionário aberto aos clientes, em entrevista face a face e questionário fechado construídos com frases-resposta e escala ordinal, tratados com estatística descritiva. A amostra caracterizou-se como de conveniência devido a diversas dificuldades encontradas para uma amostragem aleatória. A pesquisa revela onze fatores de qualidade operacionalizados; e a existência de três grupos de respondentes, formados a partir da aplicação da análise de clusters, que possuíam características similares internamente e diferenças cruciais externas, no que tange ao comportamento em relação às variáveis de pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.