A Teoria Comportamental de Skinner Aplicada às Informações Contábeis: Um Estudo no Município de Castanhal-PA
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13167Resumo
O objetivo desta pesquisa é conhecer a utilização das informações contábeis e a preferência de seus usuários no município de Castanhal, Estado do Pará, verificando os conceitos existentes na Teoria da Contabilidade e no Código de Ética Profissional do Contabilista, em paralelo com a psicologia através da Teoria Comportamental de Skinner. Busca-se no trabalho, através da aplicação de um questionário, coletar dados utilizando-se do método estatístico e seleção aleatória de empresas que apresentavam as seguintes características: faturamento mínimo de R$ 2.400.000,00/ano e existência de uma Contabilidade formal no seu cotidiano. Ao final da pesquisa observou-se que 46,67% dos entrevistados apresentaram pouca satisfação sobre o conteúdo e a forma dos relatórios oferecidos para o processo gerencial, observando dificuldade na relação de parceria entre o usuário e o fornecedor da informação. Os mesmos relatam compreender medianamente as informações prestadas, sendo que, para 60% dos entrevistados, a apresentação das informações contábeis deve ultrapassar o limite da obrigatoriedade, sendo elaboradas em forma de gráficos, figuras e outras formas que facilitassem a leitura das mesmas, proporcionando, assim, maior compreensão no cotidiano das decisões e, com o reforçamento positivo, maior utilização por parte dos gestores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.