Responsabilidade Sócio-Ambiental ou Greenwash: Uma Avaliação com Base nos Relatórios de Sustentabilidade Ambiental.
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13170Resumo
Diversos ambientalistas têm usado o termo greenwash, algo como uma “pincelada de verdeg, para designar atitudes de “responsabilidade ambiental” promovidas por algumas empresas em ações que, para eles, não passam de promoções de marketing. Exemplo disso é o aumento de notícias divulgadas sobre ações sócio-ambientais, embora não se observe, com a mesma magnitude, comprovações disso nos relatórios financeiros publicados pelas empresas Nesse sentido este trabalho pretende avaliar o nível de evidenciação e transparência dos relatórios de sustentabilidade emitidos pelas empresas do setor de papel e celulose e propor um conjunto de indicadores extraídos desses relatórios visando permitir avaliar se as intenções das empresas são reais conforme demonstrados em seus relatórios ou se são apenas peças de marketing.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.