Custos Pessoais do Empenho Imoderado de Alunos de Cursos de Graduação em Contabilidade nos Estágios: A Relação entre Empenho dos Alunos, Sobrecarga de Trabalho, Estresse no Trabalho e Aspectos Significativos da Vida Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13173Resumo
Este artigo teve por fim determinar as relações existentes entre o empenho imoderado dos alunos dos cursos de contabilidade em seus estágios, a sobrecarga de trabalho, o estresse no trabalho, e alguns aspectos significativos da vida acadêmica desses alunos. Para obter os dados necessários à sua realização foram entrevistados 90 alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, no mínimo, já tinham concluído o terceiro período, e estavam estagiando ou trabalhando regularmente em novembro de 2007. A análise das respostas demonstrou que (1) o empenho dos alunos nos estágios aumenta quando percebem que seus supervisores podem recompensá-los; (2) o estresse e a sobrecarga de trabalho crescem com o empenho que têm nos estágios; e (3) os mais envolvidos chegam atrasado às aulas, e dedicam menos tempo aos estudos. Entretanto, verificou-se que, ao contrário do esperado, (1) há uma relação positiva entre o empenho dos alunos nos estágios e a freqüência com que comparecem as aulas; e (2) não há relação entre o empenho nos estágios e o desempenho acadêmico. A principal contribuição desta pesquisa está na objetivação de parte dos argumentos que são usados nos debates sobre os estágios acadêmicos, evidenciando que o empenho dos alunos nos estágios, embora seja reconhecido como importante para os resultados das empresas e para o aprendizado dos alunos, impõe a eles custos pessoais relevantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.