Informações Ambientais na Contabilidade Pública: Reconhecimento de sua Importância para a Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i2.13176Resumo
O propósito desse trabalho foi discutir o que os poderes públicos podem evidenciar em seus relatórios contábeis e orçamentários acerca da gestão dos recursos ambientais situados no território que administram, a partir da legislação pertinente e da literatura disponível. Trata-se de um ensaio teórico, baseado em textos legais e material bibliográfico. Verificou-se a partir da legislação consultada que o poder público possui responsabilidades perante o meio ambiente, que constitui um bem público a ser usado de forma sustentável e que a gestão ambiental racional dos recursos ambientais é uma função de governo. A literatura consultada permite afirmar que os recursos naturais compõem patrimônio público e devem ser reconhecidos nos demonstrativos contábeis e orçamentários dos entes federativos como recursos capazes de gerar benefícios futuros (ativos), bem como os passivos correspondentes decorrentes da ação de entidades públicas e privadas. Considera-se ainda que a informação contábil constitui instrumento relevante para auxiliar na gestão dos recursos ambientais pelas entidades governamentais. Porém, os relatórios emanados da contabilidade pública têm evidenciado esse tipo de informação de maneira bastante tímida, em cumprimento apenas a determinações legais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.