Contabilidade Ambiental e o Agronegócio: Um Estudo Empírico entre as Usinas de Cana-de-Açúcar
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i2.13181Resumo
Diante das pressões sociais pela diminuição dos altos índices de degradação ambiental, novos conceitos ganharam força e, assim, novas tendências surgiram no mundo contemporâneo dos negócios -- entre elas a da sustentabilidade. A partir desse contexto, este artigo teve como foco a responsabilidade socioambiental no setor sucroalcooleiro, e como referencial as usinas associadas à UNICA. Estabeleceram-se como objetivos: a) a análise do processo de gestão ambiental vinculado às ações mitigadoras na produção de açúcar e álcool; e b) a identificação do nível de aderência às práticas de reconhecimento, mensuração e evidenciação contábil dos eventos de natureza ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que se utilizou de questionários mensurados em escala likert, os quais foram distribuídos às 114 associadas da UNICA, com 26% de retorno. Os resultados demonstram o consolidado de uma série de declarações otimistas, porém, divergentes da realidade conhecida pela sociedade, como o cumprimento da legislação ambiental pertinente, erradicação completa do trabalho infantil e tratamento dos resíduos do processo produtivo. O resultado encontrado sugere novos temas de pesquisa como o grau de aderência aos fatores apontados: cumprimento das legislações ambientais e do tratamento dos resíduos, por exemplo. Sugere-se, ainda, a verificação da existência de relação entre os resultados apurados e a origem do capital; à configuração societária das empresas; e ao mercado em que atuam.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.