Mensuração da Satisfação de Usuários de Sistemas de Informações Contábeis através do Método Survey

Autores

  • Antônio Artur de Souza UFMG
  • Cynthia Oliveira Lara UFMG
  • Éllen Santos de Moraes UFMG
  • Adriana Gonçalves de Resende Freitas UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i1.13189

Resumo

A Contabilidade pode ser considerada um sistema de informações (SI), por se caracterizar como um processo comunicativo que coleta, armazena, processa e distribui informações aos usuários. Os SI, em geral, são utilizados para armazenar e transformar dados em informações úteis, relevantes, claras e acuradas para o processo decisório. Os chamados Sistemas de Informações Contábeis (SIC) abrangem a organização como um todo, contemplando todos os processos de negócio. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou mensurar a satisfação de usuários de SIC e identificar as limitações por eles apontadas. Por meio do método survey, foram aplicados questionários a diversos gestores, que avaliaram os SI e apontaram as principais restrições das informações geradas por tais sistemas. A análise qualitativa e quantitativa dos questionários aponta que os usuários de SIC buscam um sistema confiável, acessível, integrado e flexível, que gere informações acuradas, concisas e claras.

Biografia do Autor

Antônio Artur de Souza, UFMG

Ph.D. em Management Science -- University of Lancaster/UKProfessor da Universidade Federal de Minas Gerais

Cynthia Oliveira Lara, UFMG

Bacharel em Ciências Atuariais -- UFMGDiscente em Ciências Contábeis -- UFMGAv. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte -- MG - CEP 31270-901

Éllen Santos de Moraes, UFMG

Bacharel em Ciências Atuariais -- UFMGUniversidade Federal de Minas Gerais

Adriana Gonçalves de Resende Freitas, UFMG

Mestre em Administração - UFMGUniversidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Artigos