Políticas e Instrumentos Gerenciais Utilizados na Gestão do Capital de Giro das Pequenas e Médias Empresas: Um Estudo Exploratório

Autores

  • Márcio André Veras Machado UnB/UFPB/UFRN
  • Márcia Reis Machado UFPB
  • Kelly Nayane Brilhante Barreto

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i1.13194

Resumo

Esta pesquisa, exploratória e descritiva, teve por objetivo analisar as políticas e os instrumentos gerenciais utilizados na gestão do capital de giro das pequenas e médias empresas industriais da cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 37 empresas, pertencentes a 12 setores da economia. O método escolhido para a coleta de dados foi a entrevista pessoal estruturada em um roteiro previamente elaborado. Como resultados principais tem-se que a maioria afirmou possuir uma política formal, do tipo moderada, revisada mensalmente, elaborada pelo diretor financeiro ou proprietário, tendo o volume de vendas como uma das variáveis que exerce maior influência, quando da sua elaboração. No que diz respeito aos instrumentos gerenciais mais utilizados pelas empresas pesquisadas na gestão do capital de giro, observou-se que as mais citadas foram, na ordem decrescente de uso: fluxo de caixa, controle de contas a pagar, controle de contas a receber e controle de estoques, concluindo que os instrumentos de gestão mais utilizados são os que formam o instrumental básico da gestão do capital de giro, segundo enfoque tradicional.

Biografia do Autor

Márcio André Veras Machado, UnB/UFPB/UFRN

Doutor em Administração - UnBProfessor do PPGA/UFPB e do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN.

Márcia Reis Machado, UFPB

Doutoranda em Contabilidade -- FEA/USPProfessora do Departamento de Contabilidade e Finanças da UFPB

Kelly Nayane Brilhante Barreto

Mestranda em Administração (PROPAD/UFPE)Egresso da Graduação em Administração da UFPB

Downloads

Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Artigos