Decisões de Investimento na Presença de Sunk Costs: será que os contadores são mais racionais?
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i2.13200Resumo
A teoria prediz que custos irrecuperáveis (sunk costs), por terem incorrido no passado, não devem afetar a tomada de decisão, que vai afetar o futuro. No entanto, pesquisas empíricas têm verificado que os indivíduos tomam suas decisões levando em consideração os sunk costs, resultando em dar prosseguimento a investimentos ou a projetos sem chances de sucesso. A presente pesquisa tem por objetivo de testar a hipótese de que a área de conhecimento pode afetar esse tipo de decisão. Mais especificamente, testa-se a hipótese de que agentes com conhecimento em contabilidade reagem de forma diferente, em decisões em que os custos passados estejam presentes. Para tanto, foram entrevistados 354 indivíduos, entre discentes das áreas de Administração, Contabilidade e Economia; docentes dos referidos cursos; profissionais da área contábil e empresários. O estudo revelou que possuir conhecimentos em ciências contábeis ajuda os agentes a tomar melhores decisões de investimento, na presença de sunk costs. Ao comparar-se a diferença nas respostas em função da área de conhecimento dos respondentes, foram realizados 2 testes: (a) comparando-se a média das respostas dos quatro grupos (administração, ciências contábeis, economia, e outros); e (b) ciências contábeis x demais. Em ambos os casos, verificou-se diferença estatisticamente significativa. Respondentes com conhecimentos da área das ciências contábeis tiveram desempenho destacadamente superior aos demais, quando confrontados com a decisão de investimentos, diante da existência de custos passados (sunk costs). O teste de diferença de médias foi o que apresentou o maior valor da estatística F (12,6), com significância menor que 1%, permitindo rejeitar a hipótese nula e permitindo inferir que conhecimento em contabilidade ajuda nas decisões de investimento na presença de custos perdidos (sunk costs).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.