Os Fatores de Insucesso das Empresas de Pequeno Porte e a Contabilidade: Um Estudo em Unidades Lotéricas
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i2.13205Resumo
A empresa de pequeno porte contribui imensamente com a geração de empregos no país e apresenta uma participação razoável na composição do Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, ao mesmo tempo, possui elevadíssimas taxas de mortalidade. No segmento lotérico, não se tem a taxa de mortalidade específica, mas um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) demonstra que grande parte das unidades lotéricas apresenta prejuízo ou baixa rentabilidade. Esta pesquisa propôs a verificação de como a contabilidade pode contribuir com o sucesso das micro e pequenas empresas, especialmente do segmento lotérico, aumentando a rentabilidade e diminuindo a mortalidade das mesmas. Para esta verificação foi realizado um estudo multicaso em três unidades lotéricas, onde foi analisada a contabilidade e os fatores de insucesso a ela relacionados. Os fatores de insucesso investigados foram: problemas com capital de giro, problemas com maus pagadores, carga tributária elevada, desconhecimento da margem de contribuição e controle interno ineficiente. É uma pesquisa qualitativa na qual se procurou entender, compreender e descrever a contabilidade em pequenas empresas do segmento lotérico. Concluiu-se que a contabilidade destas empresas é efetuada externamente com propósitos exclusivamente fiscais e legais, havendo poucas informações que ajudem o proprietário a conduzir sua empresa ao sucesso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.