Qualidade da Auditoria no Brasil: Um Estudo sobre a Atuação das Auditorias Independentes Denominadas Big Four

Autores

  • José Emerson Firmino UnB/UFPB/UFRN
  • Luzivalda Guedes Damascena UnB/UFPB/UFRN
  • Edilson Paulo UnB/UFPB/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i3.13215

Resumo

A auditoria independente, como intermediária informacional nas relações contratuais entre agente e principal, tem papel fundamental no processo de convergência para as normas internacionais de contabilidade. Os esforços despedidos à adoção das IFRS tornaram-se uma questão de grande amplitude para as Empresas, sendo oportuno neste momento pesquisar sobre a qualidade dos serviços de auditoria analisando a capacidade técnica dos profissionais envolvidos baseado em seus julgamentos da aplicação dessas normas. Diante desse contexto tem-se a seguinte questão de pesquisa: As empresas de auditoria Big Four possuem qualidade uniforme, baseando-se no critério técnico de seu julgamento quando da adoção adequada do CPC 01 pelas companhias abertas? O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a existência da uniformidade da qualidade nos serviços realizados pelas empresas de auditoria independentes denominadas Big Four. O estudo foi realizado pelo exame das demonstrações, notas explicativas e do julgamento evidenciado nos pareceres das auditorias independentes emitidos pelas Big Four sobre as demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras do setor de telecomunicações, pautado sobre a adoção da norma emitida pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que trata sobre a Redução ao Valor Recuperável dos Ativos (CPC 01). Os resultados do estudo evidenciam a não existência de uniformidade na qualidade dos serviços de auditorias realizados pelas Big Four, e abre caminhos para novas pesquisas buscando desenvolver e aprimorar a técnica dos auditores, uma profissão importantíssima no contexto econômico do País.

Downloads

Publicado

2011-02-08

Edição

Seção

Artigos