Uma Análise das Aquisições de Laboratórios no Mercado Farmacêutico Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i3.13219Resumo
O mercado brasileiro de medicamentos genéricos vem crescendo a passos largos, o que vem atraindo a atenção das empresas que já atuam no setor e provocando alterações em sua estrutura através de estratégias de crescimento baseadas em fusões e aquisições. Este trabalho apresenta e discute alguns dos fatores ambientais que vem impulsionando essas mudanças a partir de análise documental e de um estudo de caso. Para tanto, tem como pergunta principal, identificar as características da indústria farmacêutica brasileira após a introdução dos medicamentos genéricos, bem como as principais estratégias adotas pelas empresas do setor. A conclusão é que há uma série de aspectos conjunturais e históricos que vem favorecendo o crescimento do mercado de medicamentos genéricos no Brasil. Além disso, as fusões e aquisições de laboratórios que já possuem participação no mercado local de genéricos parece ser um caminho atraente para os grandes concorrentes globais como estratégia de crescimento e, muitas vezes, de manutenção da competitividade no longo prazo. De qualquer maneira, as taxas atuais de crescimento do mercado de medicamentos genéricos são atrativas e trazem consigo muitas oportunidades e também ameaças para os laboratórios farmacêuticos. As possibilidades estratégicas identificadas vão das mais agressivas de crescimento até a atuação direcionada em nichos específicos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.