Contabilidade Focada Nos Concorrentes: Um Estudo Exploratório No Setor De Agronegócios
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13225Resumo
Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse na análise de concorrentes entre profissionais e acadêmicos ligados a gestão estratégica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral verificar o uso e a percepção de valor das práticas de Contabilidade Focada nos Concorrentes (CFC) em uma empresa da indústria de agronegócios. O trabalho escolheu a indústria do agronegócio, pois é considerada como um dos motores da economia brasileira, registrando importantes avanços quantitativos e qualitativos, mantendo-se como um setor de grande capacidade empregadora e gerador de renda. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso em uma empresa multinacional que atua no Brasil e os resultados comparados aos de Guilding (1999). Quanto aos achados destacam-se: (i) a empresa pesquisada faz uso e percebe utilidade no acompanhamento da posição competitiva e avaliação do concorrente com base em demonstrações financeiras publicadas; (ii) a empresa não faz uso e não percebe utilidade em o custeio estratégico e na avaliação dos custos dos concorrentes; (iii) a empresa investigada atribui valor às praticas de CFC das quais ela se utiliza; e, (iv) o principal motivo para não utilizar nem perceber valor naquelas duas práticas de CFC é a possibilidade de trazer problemas legais e acusações de formação de cartel para a empresa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.