Análise da Qualidade da Informação Contábil Frente a Implementação dos IFRS: Uma Pesquisa Baseada nos Periódicos Internacionais (1999 a 2010)
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13235Resumo
Este trabalho analisou a situação da informação contábil com a adoção dos IFRS. O objetivo da pesquisa é de verificar os achados e resultados de artigos publicados em periódicos internacionais que tratam do impacto dos IFRS sobre a qualidade da informação contábil. A pesquisa utilizou a base de dados CAPES.periódicos. Os atributos de qualidade que foram avaliados para qualificar a informação contábil foram: timeless no resultado (conservadorismo), persistência, transparência, value relevance e gerenciamento de resultado. O resultado provou que a maioria dos artigos tratava de fato do impacto dos IFRS sobre a qualidade da informação contábil, sendo a transparência o atributo mais utilizado nas pesquisas para medir a qualidade da informação. O trabalho concluiu que o impacto dos IFRS de maneira geral pode ser qualificado como positivo, sendo este resultado variável. Os principais motivos de impacto negativo ou inconclusivo foram também destacados nos resultados deste trabalho.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.