Gênero e Estilo de Gestão: Um Estudo em Organizações Não Governamentais (ONGs) Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13237Resumo
Este estudo objetiva identificar o estilo de gestão predominante em organizações do terceiro setor, quanto ao gênero. Pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, foi realizada por meio de survey, com aplicação de um questionário em 288 ONG's pertencentes à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, destas onze responderam à pesquisa. Os resultados indicam que o gênero predominante na liderança é feminino. As ONGs, em sua maioria, não têm política de recursos humanos, todas têm planos traçados para o futuro. No estilo de liderança, a orientação para pessoas é maior do que a orientação para tarefas e poder. Nos valores organizacionais, os resultados apontam que o valor mais importante é o “respeito”, que está ligado a estima às pessoas e suas opiniões. Outros valores considerados importantes foram “comprometimento” e “dedicação”. Os valores considerados menos importantes foram o respeito aos níveis de autoridade, “hierarquia” e “fiscalização”. A gestão das ONG's estudadas possui características de um estilo de gestão feminino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.