Tipologia do Processo de Internacionalização de Empresas Exportadoras do Estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13239Resumo
Este trabalho teve por objetivo identificar e agrupar em tipologias de processos de internacionalização as empresas exportadoras do Estado da Paraíba. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo, que teve como instrumento de pesquisa o questionário. Esse questionário foi enviado a 57 empresas, obtendo-se 14 repostas. Os dados primários obtidos foram analisados de forma descritiva e comparativa. A análise descritiva deu-se por meio da descrição dos dados obtidos a partir das respostas do questionário. A análise comparativa consistiu em definir as dimensões da tipologia e associar os grupos dessa tipologia com os casos pesquisados. Como resultado, os processos de internacionalização foram classificados entre quatro estratégias de internacionalização e dividas em seis grupos tipológicos. Os grupos foram classificados por uma ou duas teorias, de acordo com as características das empresas. Pelo fato dos três modelos com abordagem comportamental terem sido identificados nas empresas pesquisadas e apenas um da abordagem econômica, pode-se concluir que as empresas pesquisadas tiveram uma maior predominância de influências vindas da abordagem comportamental, percebendo a necessidade de analisar as atitudes, percepções e o comportamento dos tomadores de decisão em detrimento de apenas se ter uma análise econômica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.