Lealdade nos EnANPADs de 2000 a 2010: Um Levantamento Bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13241Resumo
Anualmente, a ANPAD promove vários eventos acadêmicos, por meio de suas diversas instâncias, que funcionam como espaços para o intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes. Entre estes eventos está o EnANPAD, atualmente reconhecido como o maior da comunidade científica e acadêmica de Administração no País, configurando-se como grande incentivador da produção científica nesta área. O objetivo deste estudo é realizar, a partir de uma pesquisa bibliométrica, análise da produção acadêmica de Marketing que tenha trazido as palavras lealdade ou fidelidade ou fidelização em seus títulos, utilizando-se, como unidade de análise, os EnANPADs entre os anos de 2000 e 2010. Identificaram-se 45 artigos com aquelas características dentre os 8.097 artigos publicados nos referidos eventos e os 806 artigos situados no eixo temático Marketing. A análise dos dados incluiu a distribuição quantitativa dos trabalhos e as abordagens metodológicas utilizadas, que foram tratadas pela estatística descritiva, e posteriormente analisadas. Dentre as conclusões, destaca-se a concentração dos trabalhos oriundos de escolas governamentais situadas na porção meridional do País, e a falta de rigor dos autores em especificar a abordagem metodológica utilizada. Ao final, lançam-se sugestões para futuras pesquisas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS DE AUTOR: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
DIREITOS DE REUTILIZAÇÃO: O Periódico SCG adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao conhecimento adotado pelo Portal de Periódicos da UFRJ. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à SCG. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
DIREITOS DE DEPÓSITO DOS AUTORES/AUTOARQUIVAMENTO: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na SCG.