Influência dos Valores Individuais no Desempenho Empresarial: Um Estudo Usando o Inventário de Valores de Schwartz
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i2.13243Resumo
Pesquisou-se e avaliou-se neste artigo valores individuais, procedentes de valores humanos e seus desdobramentos no desenvolvimento dos valores coletivos, enfocando sua influência no ambiente empresarial. Relacionou-se os valores com os procedimentos em uma empresa objetivando estabelecer os impactos no seu desempenho econômico. A metodologia consistiu numa pesquisa exploratória e no desenvolvimento de um Estudo de Caso Único. A pesquisa centrou-se em diversos pesquisadores, dentre outros, Rokearch, Inglehart, Schwartz e Tamayo. Empreendeu-se pesquisa de campo, consistindo no uso de dados numéricos, análise observatória de eventos, entrevistas com colaboradores, gestores e acionistas, visando entender os valores presentes nos processos vivenciados. Com base no Inventário de Valores de Schwartz, realizaram-se entrevistas, mediante questionário destinado a identificar os valores predominantes dos vários grupos que constituem a empresa. Os resultados propiciaram identificar uma empresa com predominância de autotranscendência, orientada para valores coletivos que visam o bem-estar do grupo em detrimento das premissas pessoais. Em oposição os indivíduos apresentaram baixa valorização de elementos voltados para a autopromoção. Verificou-se a aplicabilidade do inventário de Schwartz no ambiente empresarial, fornecendo bases para formatação de estratégias voltadas ao desenvolvimento humano, como meio de conquistar adesão dos indivíduos às metas de produtividade e rentabilidade da empresa.Downloads
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